Plataforma de Ancoramento e Embarcação "Rio Caldo" Alvos de Inspeção de Segurança

 

 

No dia 5 de junho 4 mergulhadores da Empresa Ronáutica de Vigo realizaram uma inspeção subaquática à plataforma de ancoramento de embarcações de recreio do Centro Náutico de Rio Caldo.

 

Esta ação teve como finalidade verificar o estado dos tensores que  “fixam” e estabilizam as plataformas no espelho de água. Tratou-se de uma intervenção de crucial importância, porque daí decorre  a segurança dos ancoradouros e, por conseguinte, das embarcações de recreio que ali estão amarradas.  

 

 

Durante todo o dia, os quatro mergulhadores procederam à observação subaquática das estruturas. Todo esse trabalho foi acompanhado e monitorizado a partir de um posto de controlo instalado junto ao Bar da Marina, tendo sido registadas as anomalias.  Brevemente e num relatório pormenorizado,  a empresa dará conta à câmara municipal das intervenções necessárias.

 

 

No mesmo âmbito, a Embarcação Turística “Rio Caldo” foi submetida a uma inspeção no dia 3 de junho, tendo sido considerada APTA para o fim a que se destina.

 

 

Estas vistorias são efetuadas todos os anos para revalidar o Certificado de Navegabilidade, sendo que, de dois em dois anos obriga à retirada da embarcação da água para verificar o estado do casco.

 

Segundo o inspetor que veio da Capitania de Vila do Conde, a embarcação está APTA para navegar.

 

 

Trata-se de uma embarcação que se destina à atividade marítimo-turística, integrada no Centro Náutico de Rio Caldo e pertença do Município de Terras de Bouro.

 

As viagens da embarcação turística  percorrem a barragem da Caniçada seguindo uma rota de interesse cénico-paisagístico e de memória histórica, onde entronca o ancestral comunitarismo das gentes que povoaram e agricultaram a veiga afundada pelas águas da barragem da Caniçada.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...