14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mais recente classe submarinos faz dez anos ao serviço de Portugal

 

 

Neste dia, 17 de junho de 2020, o NRP Tridente comemora 10 anos ao serviço de Portugal. A efeméride celebra não só o aniversário de uma unidade naval, mas recorda também o começo da nova esquadrilha em Portugal, em que a classe Tridente veio substituir a classe Albacora, composta pelos submarinos Albacora, Barracuda, Cachalote e Delfim, que serviram a Marinha de 1967 a 2010.

 

 

​A classe Tridente, constituída pelos submarinos Tridente e Arpão, foi construída em Kiel, nos estaleiros da antiga HDW. O seu aumento ao efetivo foi um salto tecnológico considerável, desenvolvendo de forma substancial a capacidade submarina nacional, patenteada na sua reduzida assinatura acústica, eletromagnética e térmica, a capacidade de recolha e compilação de informação do seu vasto leque de sensores, e o potencial ofensivo das suas armas, em particular os torpedos Black Shark, levando ao seu reconhecimento internacional como sendo dos submarinos convencionais mais furtivos e capacitados presentemente em operação.

 
Ao longo da sua primeira década sob bandeira nacional, o submarino Tridente navegou quase 17000 horas, 13000 das quais em imersão, perfazendo 811 dias de navegação e 1653 dias de missão. Percorreu mais de 87.450 milhas náuticas, o que se traduz em cerca de 4 voltas ao mundo. 
 
Navegando silenciosamente ao serviço da Pátria, o submarino Tridente participou em inúmeros operações e exercícios. Destacam-se as diversas participações em missões fora-de-área nas operações ACTIVE ENDEAVOUR e SEA GUARDIAN da NATO no âmbito da luta contra o terrorismo e na operação SOPHIA da EUNAVFORMED, que tem como missão a disrupção do modelo de negócio de tráfico humano e de substâncias ilícitas no Mediterrâneo. O Tridente participou em vários exercícios internacionais tais como BALTOPS, BOLD MONARCH, DYNAMIC MONGOOSE, DYNAMIC MARINER, REP, MARE APERTO e FOST, sendo também presença constante nos exercícios nacionais SWORDFISH, CONTEX-PHIBEX e INSTREX no contexto nacional. 
 

 

De relevar também que o submarino Tridente foi o primeiro submarino português a realizar a travessia do Atlântico Norte no âmbito de um exercício na costa leste dos Estados Unidos da América, para certificação do seu sistema de lançamento de mísseis.
 
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 8 de julho de 2020 – 10:10:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...