18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Grupo Renault e Google Cloud associam-se para acelerar rumo ao Industry 4.0

 

  • O Grupo Renault associa-se à Google Cloud para acelerar a digitalização das suas fábricas e da cadeia de fornecimentos.
  • Esta colaboração associa o forte conhecimento da Google Cloud em áreas como o conhecimento das máquinas e inteligência artificial, com o conhecimento e experiência da Renault no fabrico de automóveis, para produzirem novas soluções industriais.
  • As duas empresas também iniciar um programa de desenvolvimento das competências dos colaboradores do grupo na área digital.

 

 

Digitalização da produção nas fábricas e desenvolver soluções industriais

Reconhecido como um contribuidor para o Industry 4.0, o Grupo Renault tem vindo a desenvolver a sua própria plataforma digital desde 2016, para conectar e agregar os dados de produção industrial de 22 fábricas espalhadas pelo mundo (representando 76% da sua produção de automóveis) e mais de 2.500 máquinas. Esta nova parceria com a Google Cloud visa, entre outros objetivos, a otimização da plataforma de gestão própria e independente do Grupo Renault.

 

As soluções e  a experiência da Google Cloud em análises inteligentes, conhecimento de máquinas e inteligência artificial, vão permitir ao Grupo Renault melhorar a cadeia de fornecimentos, eficiência de fabrico, qualidade de produção e reduzir o impacto ambiental através da poupança de energia.

 

Estas melhorias vão promover o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automóvel.

 

 

Desenvolvimento de competências digitais

A formação aos colaboradores do grupo é também uma parte essencial desta nova parceria. O Grupo Renault e a Google Cloud planeiam desenvolver um programa que permita o desenvolvimento das competências dos envolvidos nos processos de engenharia, fabrico e das equipas de IT, através do trabalho em conjunto, treino e sessões partilhadas com a equipa da Google. O objetivo deste programa é o de desenvolver uma cultura orientada para os dados, que é uma parte essencial dos colaboradores da Renault no seu dia a dia, quer em termos operacionais, quer nos processos de tomada de decisão.

 

 

“Esta colaboração é a ilustração perfeita da estratégia digital do Grupo Renault, aqui aplicada na área industrial. Este acordo e a dedicação do nosso IT, equipas de gestão do fabrico e de cadeia de fornecimentos vai permitir-nos acelerar a implementação do plano Industry 4.0, concebido para transformar e ligar as nossas unidades fabris e todo o processo logístico mundial para melhorar os nossos standards de excelência e performance. Esta parceria é também uma mais valia para os colaboradores do Grupo Renault, que vão beneficiar de formação de topo na gestão de dados digitais”, sublinhou José Vicente de los Mozos, Director of Manufacturing and Logistics, member of Groupe Renault’s Executive Committee.

 

 

“A indústria automóvel tem a inovação no seu ADN e tem imenso potencial para que a Tecnologia digital tenha um impacto significativo na produção. Nós estamos orgulhosos em nos associarmos ao Grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro do fabrico automóvel e otimizar a próxima geração da cadeia de fornecimentos”, afirmou Thomas Kurian, CEO of Google Cloud

 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 04:21:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...