16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Poker run: uma nova atividade ao ar livre para atletas amadores

 

 

Seja para passar um bom bocado com amigos e familiares ou treinar para uma maratona, nada bate uma atividade divertida ao ar livre. Nos Estados Unidos, as poker runs já fazem parte da rotina de centenas de pessoas. Em alguns casos, as poker runs envolvem deslocações em veículos como carros, barcos ou bicicletas. No entanto, também são muito populares entre atletas e tratam-se de uma excelente desculpa para passar um serão ao ar livre e explorar a natureza.


Alguns pré-requisitos são necessários para organizar uma poker run. Primeiro, é preciso reunir um pequeno grupo de pessoas que apreciem atividades ao ar livre. Além disso, é importante estabelecer entre cinco a sete pontos de paragem onde os participantes devem recolher uma ou mais cartas. Por esse motivo, as poker runs são habitualmente organizadas em áreas rurais ou montanhosas. Finalmente, é preciso conhecer algumas das regras básicas do poker, nomeadamente as várias combinações de cartas disponíveis.

 

Uma atividade ao ar livre inspirada no poker

 


Antes de organizar uma poker run, é importante aprender acerca das regras do poker.

Tal como o nome indica, as poker runs são inspiradas pelo poker, um dos jogos de cartas mais populares do mundo. O poker é um jogo em que os participantes devem alinhar as suas cartas de modo a obter uma combinação superior à dos seus adversários.


Independentemente do número de cartas distribuídas durante uma poker run, as combinações de poker são feitas com base em cinco cartas. Estas cartas são espalhadas por pontos específicos ao longo de uma determinada área e recolhidas pelos participantes. Ao viajar entre os cinco ou mais pontos definidos, os participantes têm a oportunidade de fazer exercício físico, explorar a natureza e conviver com os seus oponentes.


Não é preciso ser um ávido jogador de poker para organizar ou participar numa poker run. No entanto, é aconselhável saber o mínimo acerca das regras do jogo e memorizar as diversas combinações de cartas. Para mais informações, o blog 888 disponibiliza um excelente guia com os princípios fundamentais do poker e de outros jogos de cartas para 2 jogadores.

 

As sete regras de uma poker run

 

Cada poker run é única, e cabe apenas aos participantes definir as condições de cada corrida. No entanto, as poker runs são habitualmente organizadas de acordo com sete regras principais:


1: Cada jogador recebe uma carta no início da corrida, a partir da qual deverá definir a sua estratégia para o resto da atividade. Nos Estados Unidos, algumas poker runs envolvem um pequeno depósito monetário. Esta taxa serve para cobrir as despesas da corrida e, em casos pontuais, beneficiar uma instituição de caridade. Contudo, é possível organizar uma poker run sem envolver nenhum preço de admissão.


2: Sempre que um participante chega a um dos cinco ou mais pontos pré-definidos deve recolher uma carta. As cartas podem ser colocadas com a face para baixo num baralho. Alternativamente, os jogadores podem escolher uma de entre um pequeno grupo de cartas com a face para cima. Na primeira hipótese, o desfecho da poker run é completamente deixado ao acaso. Na segunda hipótese, os participantes têm a oportunidade de desenvolver uma estratégia com base nas suas cartas.


3: Os participantes devem parar em todos os pontos pré-definidos para evitar a desqualificação.


4: As poker runs devem ser completadas de acordo com um limite máximo de tempo. Nos Estados Unidos, as poker runs costumam demorar seis horas—sendo que os participantes que não recolherem um mínimo de cinco cartas são desqualificados após este período. No entanto, este número pode ser adaptado e é meramente sugestivo.


5: Todos os participantes que chegarem ao fim da poker run têm a oportunidade de receber uma carta extra.


6: Todos os participantes que não foram desqualificados devem escolher as suas cinco melhores cartas, de acordo com as combinações de um tradicional jogo de poker. No caso de uma poker run ser jogada em equipa, a combinação de cinco cartas pode ser escolhida com base nas cartas recolhidas por cada equipa.


7: O participante ou equipa com a combinação de cartas superior é declarado o vencedor.

 

Motivos para organizar uma poker run

 


Parques naturais, mesmo em cidades, são um local ideal para a organização de uma poker run.

Fazer exercício físico ao ar livre é um dos principais motivos para organizar uma poker run. No entanto, as poker runs também podem servir outros propósitos.


Nos Estados Unidos, as poker runs são habitualmente associadas a ações de caridade. Também são aproveitadas por pequenas empresas que procuram obter maior exposição na sua comunidade. As poker runs são ainda uma excelente atividade para famílias, principalmente no contexto de uma festa de aniversário, de um batizado ou de um casamento.


A extensão de uma poker run depende apenas do objetivo dos seus participantes. Para uma poker run realizada a pé (ou em corrida) e desenhada para estimular a condição física dos seus participantes, uma pequena área do mapa deverá ser suficiente. Parques naturais, zonas costeiras ou grandes áreas florestais são ideais para a organização de poker runs.

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 – 18:11:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...