18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Universidade Nova de Lisboa atribui título Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil

 

A Universidade NOVA de Lisboa atribui, no próximo dia 31 de outubro, o título Doutor Honoris Causa ao músico e compositor brasileiro Gilberto Gil.  Esta distinção marca as celebrações dos 50 anos da Universidade e reconhece a extraordinária contribuição de Gilberto Gil para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas.

 

“Para a Universidade NOVA de Lisboa, é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica”, explica João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

 

A atribuição do título Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil será também ponto de partida para o ciclo Brasil na NOVA – em homenagem a Gilberto Gil, um conjunto de concertos e iniciativas pensadas para fazer ecoar a obra de Gil e refletir sobre ela a partir da Universidade como espaço de interrogação. O ciclo arranca no dia 22 de outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, primeira data de um ciclo de repertório luso-brasileiro que resulta de uma colaboração entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH e a Embaixada do Brasil e em que será interpretado um arranjo inédito do compositor italiano Aldo Brizzi sobre "Domingo no Parque". Contará ainda com concertos de Júlio Resende e António Zambujo e do músico e professor brasileiro José Miguel Wisnik.

 

Gilberto Gil está a comemorar os 60 anos de carreira, dos quais mais de 50 foram passados em tournée por todo o mundo. Foi premiado com 9 Grammy Awards, nomeado Artista da Paz pela UNESCO e Embaixador da ONU para a agricultura e alimentação, e galardoado com várias condecorações e prémios, como a Légion d’ Honneur de França, o prémio Polar de Música do Ano, concedido pela Academia Real Sueca de Música, entre outros.

 

A cerimónia de atribuição do título Doutor Honoris Causa terá lugar no dia 31 de outubro, pelas 14h00, na Reitoria da NOVA (Campus de Campolide).

 

Periodicidade Diária

domingo, 21 de julho de 2024 – 04:26:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...