Ao fim de 75 dias de missão, uma Equipa de Mergulhadores da Marinha Portuguesa, constituída por 4 militares do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº3 - Mine Warfare (DMS3-MW), concluiu a participação na Very High Readiness Joint Task Force - Maritime da NATO, tendo tido um balanço positivo ao serem detetadas e contraminadas pela Força um total de 18 minas marítimas de antigos conflitos históricos.
	Os mergulhadores da Marinha estiveram embarcados no navio caça-minas da Marinha Alemã FGS Bad Bevensen, no mais elevado grau de prontidão, flexibilidade e sustentação da enhanced NATO Response Force (eNRF), assegurando o primeiro nível de forças e meios militares passíveis de serem empenhados onde e quando for decidido pelo North Atlantic Council.
	Durante o período em que estiveram empenhados nesta Força, os militares da Marinha, participaram em duas operações reais Historical Ordnance Disposal realizadas em França e na Estónia, e no exercício Freezing Winds. Estas ações procuram contribuir para a segurança marítima no domínio das contramedidas de minas e segurança da navegação.



