15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fraunhofer AICOS cria dispositivo inteligente para monitorizar atletas em tempo real

 

Um dispositivo que utiliza sensores de movimento e permite não só localizar o utilizador, mas, em caso de perda de sinal GPS, estima (com base no movimento e velocidade) a sua posição. Este é o SportsTracker, um sistema desenvolvido no centro de investigação Fraunhofer AICOS e desenhado para acompanhar e monitorizar atletas em tempo real.

 

O desafio foi lançado por uma empresa alemã (RaceMap), especializada em organização de eventos desportivos, durante os quais calcula e analisa a informação de geolocalização dos atletas em tempo real. O Fraunhofer AICOS, pelo seu know-how e com uma equipa de especialistas nas áreas de sistemas ciber-físicos, sensorização e monitorização, respondeu (subcontrato pela empresa Sensry) através da criação do Sport Tracker.

 

Este sistema inclui um protótipo (uma pulseira), com sensores que permitem analisar o movimento e a localização, em tempo real, e recorre a uma tecnologia de comunicação de baixo consumo (Narrowband IoT). Isto significa que o consumo energético utilizado para a transmissão de dados é muito inferior ao normal (a designada banda larga), tornando possível a monitorização de provas de longa duração.

 

Para além determinar a localização exata dos atletas, o Sport Tracker permite, simultaneamente, recolher algumas métricas relativamente às suas performances (tempos de corrida, distâncias, velocidade). Uma outra característica da tecnologia é o facto de, no caso de perda do sinal GPS, o sistema recorrer a sensores inerciais para estimar o posicionamento do atleta. Relativamente ao dispositivo wearable, a equipa do Fraunhofer AICOS desenhou e desenvolveu um protótipo, leve e resistente à água, ao qual associou a tecnologia de sensorização.

 

Este desenvolvimento foi financiado por um projeto na Saxónia Alemã baseado no Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (EFRE).

 

Sobre a Fraunhofer Portugal 


A missão da Fraunhofer Portugal - de desenvolver investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações - materializa-se, atualmente, através do centro de investigação Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (AICOS), localizado no Porto e surgido em 2009 no seguimento de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Porto.

 

Com uma equipa de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design Centrado no Utilizador; Inteligência Artificial; Sistemas Ciber-Físicos.

 

A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada e ao sucesso dos seus clientes, com os quais atua em estreita colaboração para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e ubíquas. Atualmente, o AICOS foca-se nos seguintes temas de inovação: soluções cognitivas conectadas; agricultura digital; inteligência artificial responsável; tecnologia de saúde descentralizada; e viver e envelhecer com dados.

 

O percurso do AICOS é marcado por colaborações institucionais e comerciais que resultam numa vasta rede de parceiros ativos. Desde 2009, o AICOS participou em 10 projetos europeus e estabeleceu parceria com mais de 150 instituições em 31 países.         

Periodicidade Diária

segunda-feira, 30 de novembro de 2020 – 08:12:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...