15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Luís Mendonça inaugura Troféu Joaquim Agostinho de Amarelo

 

 

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, venceu hoje a etapa inaugural do 43.º Troféu Joaquim Agostinho, em Torres Vedras. Uma “jogada de mestre”, com um sprint lançado de longe, longo e vigoroso, que lhe valeu a vitória com grande destaque, sendo o primeiro Camisola Amarela da competição que presta tributo ao grande campeão torriense.

Foram várias as tentativas de fuga ao longo desta tirada com 145,6 km, tendo vingado aquela que juntou 14 homens em frente de corrida. César Fonte foi o representante da EFAPEL. Contudo, o pelotão, que na fase final da corrida esteve aos comandos da formação de Ovar, acabaria por terminar com a “aventura” do grupo.

 



A movimentação decisiva surgiu a menos de 3 km do final, quando Luís Mendonça apostou tudo na descida para a meta e se destacou com um sprint que lhe permitiu triunfar perante os adversários. O corredor da EFAPEL é o atual dono da Camisola Amarela e também líder na Classificação por Pontos. Já Rafael Silva também teve uma excelente prestação na prova, ao concluir na 6.ª posição da Geral.

 


Lutar por manter a Amarela é o grande objetivo de Luís Mendonça para a etapa de amanhã. O sprinter da EFAPEL, muito emocionado com o triunfo deste sábado, disse que chegou a Torres Vedras “para ganhar. Não assumi a corrida como um teste para a Volta a Portugal, porque a considero demasiado importante para preparar o que quer que seja. Vim para conquistar a vitória porque trata-se de um prémio internacional, com importância no nosso calendário”.

Por seu turno, o diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira, afirmou que esta é, “sem dúvida, uma grande vitória de Luís Mendonça e de toda a Equipa, que fez um excelente trabalho sendo finalizado da melhor forma com o Luís a vestir de Amarelo”. O dirigente lembrou que a vitória era algo que “trazíamos como objetivo. O ano passado ganhámos e este ano queríamos repetir. As coisas estão a sair-nos bem e toda a Equipa está de Parabéns. Amanhã tudo faremos para defender a Camisola Amarela. Os adversários são fortes, mas vamos fazer tudo para manter a liderança”, rematou.

A 2.ª Etapa encerra este domingo a edição de 2020 do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que sai do Turcifal às 12.10 horas. Serão percorridos 145,2 km até ao Parque Eólico da Carvoeira, uma subida de 2.100 metros onde está instalada a meta, que assim coincide com um Prémio de Montanha de 1.ª Categoria.

 

 

CLASSIFICAÇÕES:
43.º TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 1.ª Etapa)
Torres Vedras - Torres Vedras: 145,6 km

1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 03h41m32s
6.º Rafael Silva (EFAPEL), a 10s
23.º Tiago Machado (EFAPEL), a 35s
30.º Tiago Antunes (EFAPEL), a 40s
41.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 01m41s
43.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m03s
90.º César Fonte (EFAPEL), a 11m1s

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
1.ª W52-FC Porto, 11h05m06s
4.ª EFAPEL, a 25s

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS - VERDE
1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 25 Pontos
5.º Rafael Silva (EFAPEL), 10 Pontos

 

Fotos - João Fonseca Photographer

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 27 de outubro de 2020 – 01:37:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...