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Os adeptos estão a mudar o jogo: Nielsen revela como os hábitos de consumo influenciam os investimentos desportivos
Foi no passado dia 18 que arrancou o Thinking Football Summit 2022, na cidade do Porto, que juntou não apenas figuras conhecidas do futebol português como também profissionais das mais diversas áreas do desporto. A ocasião contou também com a expertise da Nielsen, líder global em medição de audiências, dados e análises, que esteve presente de forma a esclarecer de que forma os hábitos de consumo dos adeptos têm impacto nos investimentos desportivos, sem esquecer a transformação digital que tem influenciado o setor.
1. Mudanças no comportamento dos consumidores
O impacto do mundo digital já é um facto. Hoje em dia, 6 em cada 10 fãs de desporto já fazem parte das gerações digitais (abrangendo os millennials e geração Z) e esta mudança tem um efeito direto em domínios como a visualização do segundo ecrã enquanto se assiste ao desporto. Afinal, 45% dos jovens da geração Z admite consultar redes sociais enquanto assiste ao desporto, 42% utiliza outras aplicações e 36% afirma consultar aplicações de mensagens (tais como whatsapp). Outra tendência clara é a vontade da geração mais jovem assumir um papel mais ativo na criação de conteúdos, já que entre 2020 e 202, a utilização de plataformas como Twitch e TikTok cresceu mais quando comparado com outras plataformas mais sólidas (como o Facebook) onde a sua utilização não gerou qualquer crescimento.
Na verdade, são múltiplas as transformações que o digital trouxe ao mundo do desporto e do entretenimento. Desde a utilização da realidade virtual, a tecnologia blockchain, nft's. Oscar Iranzo Rovira, Diretor Comercial Sport da Nielsen para Espana e Portugal, refere mesmo que “talvez a mudança mais notável seja em termos de acessibilidade, já que, atualmente, com um simples telemóvel é possível aceder ao mais diverso conteúdo, quer através de apps, redes sociais, plataformas de conteúdos digitais, e tudo isto em tempo real, com um fluxo de informação que vai para além do puro conteúdo desportivo”.
2. Impacto nos modelos de patrocínio
Da mesma forma que a mudança de hábitos teve um impacto nos espetadores e consumidores, as organizações desportivas também assistem a novas tendências no campo do patrocínio. Só em 2021, o desporto feminino assistiu a um aumento de 146% do investimento em patrocínios, tomando como referência os investimentos na FIFA, UEFA e Rugby World Cup em 2020. Já o investimento nos eSports registou um aumento de 26% em 2021.
3. Impacto mediático e distribuição de conteúdos desportivos
Uma das importantes mudanças de paradigma no panorama dos media desportivos é a conversão dos OTTs num ator importante no mundo dos direitos de transmissão de grandes eventos desportivos. Em menos de 3 anos - e considerando as 5 principais ligas europeias de futebol, os direitos detidos pelos OTT passaram de representar 4% para 23%. É importante não esquecer que o desporto continua a ser um dos principais motores de audiência para as emissoras de televisão. Sobre a temática, Oscar Iranzo Rovira, Diretor Comercial Sport da Nielsen para Espana e Portugal, comenta que “a irrupção das redes sociais, a adoção definitiva de ecrãs duplos e a implementação de novos modelos de visualização democratizaram o acesso ao desporto. Seja através das redes ou de uma série documental da Netflix, os fãs podem aceder a múltiplos conteúdos que vão muito além da tradicional transmissão em direto”.
Como mote final desta ocasião de partilha valiosíssima, Ramón Amich, Managing Director Sport da Nielsen para Espanha e Portugal, esclareceu que “perante todas as mudanças e novas tendências, é fundamental continuar a medir tendências e hábitos no mundo do desporto e do patrocínio a fim de antecipar novas mudanças para que os meios de comunicação e as marcas se possam adaptar à nova paisagem”.