14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fitness e Saúde em Foco -12º Congresso Nacional Portugal Activo

 

O 12º Congresso Portugal Activo terminou este sábado, 18 de maio, no Fórum Lisboa. Durante os dois dias do evento, mais de 650 participantes marcaram presença no Maior Congresso de Fitness & Saúde de Portugal.

 

O último dia do evento começou com as intervenções do Presidente do Portugal Activo by AGAP - José Carlos Reis, do Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude - Vítor Pataco, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal - José Manuel Constantino e do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa - Carlos Castro.

 

A primeira conferência foi dirigida pela Prof. Vera Pedragosa, Coordenadora Científica da Licenciatura em Gestão do Desporto na Universidade Autónoma de Lisboa, que nos apresentou em primeira mão o “Barómetro do Fitness em Portugal 2018”.

 

A CEO do Clube VII -Ana Dâmaso, protagonizou a segunda conferência, falando-nos do projeto: “Let´s Be Active”, uma iniciativa com expressão europeia, que se iniciou em 2018. Este projeto surgiu pelo facto de haver cada vez menos

pessoas a praticar algum tipo de atividade física. Tem como objetivo tornar ativas 60.000 pessoas, num espaço de 3 anos, em 8 países que participam no projeto.

 

Um dos pontos altos deste evento foi a Conferência sobre “O Futuro do Fitness”, com um dos pioneiros e especialistas desta área – Fred Hoffman. Dino Pedras (Mestre Instrutor de Spinning),João Galileu (Diretor de Operações do GO Fit Portugal) eCristina Caetano (Diretora Executiva do Ginásio Clube Português),foram os oradores que se seguiram, com o “Enquadramento Estratégico para o Triângulo Empresário, Gestor e Diretor Técnico”.

 

A Dra. Maria João Cardoso, o Dr. Hélder Fonseca e o Dr. Daniel Gonçalves desenvolveram o tema “Haverá Espaço para as Doenças Crónicas nos Ginásios? O Exemplo das Doenças Cardiovasculares, Oncológicas e Osteoporose”, seguidos de Alexandre Mestre e José Júlio Castro que nos trouxeram o “Novo Check List das Obrigações Legais”.

 

O Congresso terminou com a intervenção do Professor Catedrático de Fisiologia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - José Soares, que nos fez refletir sobre a questão “Será o Fitness Apenas Fitness?”.

 

Declarações

 

José Carlos Reis – Presidente do Portugal Activo by AGAP

A nossa missão principal tem sido e continuará a ser contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos portugueses. Como todos sabemos, a prática de exercício físico melhora a produtividade laboral. A redução do IVA no setor permitirá, com certeza, a proliferação de mais Clubes. Queremos que a taxa de penetração do Fitness em Portugal seja mais próxima da média europeia. Em 2018 demos o primeiro passo, com as campanhas de sensibilização e ações junto dos clubes. O nosso barómetro diz-nos que aumentámos essa taxa de penetração do Fitness de 2017 para 2018, de 5,4% para 5,9%, ou seja, tivemos mais 60.000 pessoas a praticar exercício físico nos clubes de fitness e saúde. Acreditamos que em 2019 vamos ter um crescimento mais acentuado.

 

José Manuel Constantino – Presidente do Comité Olímpico de Portugal

Eu penso que este evento é muito importante, contribui para a aprendizagem e formação dos profissionais da área e, consequentemente,  para melhorar a condição física daqueles que frequentam os clubes de fitness. Naturalmente, muitos dos nossos atletas que estão nos sistemas de preparação olímpica utilizam estes serviços na área tanto da física como da musculação. Basicamente, trata-se de melhorar a qualidade de vida das pessoas, isso é que é importante.

 

Vítor Pataco – Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude

“Esta é uma área que envolve muitos milhares de pessoas e que tem um impacto muito grande nas famílias e nas comunidades. Este evento é, naturalmente, muito importante. Para além da formação e da qualificação, são momentos onde se encontram muitos profissionais, trocam ideias, estabelecem redes e isso é fundamental.

 

Carlos Castro – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa

Tornar a cidade de Lisboa mais ativa é um grande desafio e a nossa grande missão. Estamos a preparar a Capital Europeia do Desporto que não queremos encarar como um ponto final, mas sim como ponto de partida. Temos a responsabilidade de promover bons hábitos de saúde e qualidade de vida e isso alcança-se através do Desporto. Muitas vezes pensamos no Desporto apenas pela questão do troféu, do pódio, de chegar em primeiro, mas aquilo que realmente nos interessa como seres humanos é o primeiro lugar da qualidade de vida.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 3 de abril de 2020 – 04:44:39

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...