18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Crasi Alves vence torneio internacional com 8 nacionalidades presentes

João Crasi Alves sagrou-se hoje (sexta-feira) campeão da 12.ª edição do Amendoeira World Kids Golf, no Amendoeira Golf Resort, no Concelho de Silves, um torneio internacional juvenil que regressou ao calendário, após uma ausência de quatro anos, devido à pandemia.
 
O jogador do Clube de Golfe de Vilamoura aproveitou da melhor maneira a novidade no regulamento da prova, que, em 2023, juntou os sub-16 aos sub-18, para tornar-se no primeiro campeão deste prestigiado torneio a vir do escalão de sub-16.
 
Filho de um português e de uma romena, liderou desde a primeira volta e triunfou com 214 pancadas, 2 abaixo do Par do O’Connor Jr. Course, após voltas de 70, 73 e 71.
Bateu o colega de clube, João Maria Ivo de Carvalho, que apoderou-se do 2.º lugar, apesar de ostentar o mesmo resultado do sueco Axel Elmlund.
 
O sistema de desempate (a melhor última volta) declarou os 2.º e 3.º classificados. Ambos totalizaram 230 pancadas, 14 acima do Par, o português com voltas de 78, 75 e 77, e o escandinavo com rondas de 77, 72 e 81.
 
«Espero bem seguir os passos de jogadores que já venceram este torneio e que consiga chegar ao mais alto nível. Com trabalho e muito treino chegarei lá. O objetivo foi cumprido e espero que dê-me mais confiança para ganhar mais torneios», disse o João Crasi Alves, o campeão.
 
O algarvio é o 6.º classificado no ranking de sub-16 do Drive Tour, o circuito juvenil da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), enquanto João Maria Ivo de Carvalho é o 9.º.
 
«Com uma vitória no Drive Tour consigo meter-me ali em 2.º ou 3.º, sendo que, o 1.º lugar é o meu objetivo. Com o jogo que tenho, acho que consigo uma vitória», acrescentou o jogador que somou um segundo título na competição, depois de ter vencido em sub-12 em 2019, na última vez que se tinha realizado este torneio a contar para o ranking mundial amador.
 
João Crasi Alves é o campeão do torneio, mas houve outros vencedores, em gross e net, embora a classificação gross prevaleça, sem que haja acumulação de prémios.
 
Em sub-14 triunfou outro português que também tem um dos pais estrangeiros: Matteo Balzer, de pai italiano, que agregou 232 pancadas, 16 acima do Par, entregando cartões de 76, 77 e 79.
 
Superou por 9 ‘shots’ o inglês Ethan Southerland, que apresentou 241 (85+82+74), +25, sendo dele a melhor volta da prova (+2). Matteo Balzer é do Amendoeira Clube de Golfe e no ranking de sub-14 do Drive Tour da FPG está na 12.ª posição.
 
Em sub-12, Rodrigo Sousa Correia também comandou desde o primeiro dia e soube controlar a distância para o seu principal rival, Ethan Prybys Orton. O português Rodrigo Sousa Correia é do Clube de Golfe de Vilamoura e somou 96 pontos stableford gross, com jornadas de 29, 33 e 34.
 
Rodrigo Sousa Correia é o n.º2 no ranking de sub-12 do Drive Tour da FPG e venceu com uma vantagem de 9 pontos sobre Ethan Prybys Orton. Este jogador de Vila Sol terminou com 87 pontos (27+28+32) e é o 3.º no ranking de sub-12 do Drive Tour da FPG. Tem a curiosidade de ter nascido em Faro e de ter nacionalidade portuguesa, sendo filho de uma francesa e de um australiano.
 
Também no escalão de sub-12, atuou a única jogadora deste 12.º Amendoeira World Kids Golf, Catarina Sousa Conceição, que obteve o resultado de 21 pontos, com dias de 6, 9 e 6. A jogadora do Clube de Golfe de Vilamoura recebeu o troféu de campeã do torneio, sendo a primeira vez que foi atribuído a uma sub-12.
 
Nos sub-10, Miguel Coelho Porfírio também esteve sempre na frente. O português do Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas totalizou 63 pontos stableford gross, após voltas de 21 e 20. Tem 10 anos e é o atual campeão nacional de sub-10 na especialidade de ‘pitch & putt’.
 
O 2.º classificado foi Ricardo Castro Ferreira, com 52 (20+18+14). O português do Clube de Golf do Estoril tem apenas 8 anos e já é o atual vice-campeão nacional de sub-10. Tem a curiosidade de ser filho de Stéphane Castro Ferreira, um antigo campeão nacional amador, que chegou a passar a profissional durante alguns anos.
 
Os sub-10 só jogaram 9 buracos por dia, enquanto os restantes grupos etários completaram 18 buracos por jornada.
 
Os sub-10 e sub-12 somaram pontos de ‘stableford’, enquanto dos sub-14 aos sub-18 já se competiu em ‘strokeplay’ (por pancadas).
 
Os sub-10 usaram as saídas roxas, os sub-12 as vermelhas, os sub-14 as azuis e os sub-16 e sub-18 as brancas.
 
Para além da classificação gross, houve também prémios para a classificação net, com os seguintes campeões: Ricardo Castro Ferreira (Portugal) em sub-10, Santiago Lázaro (Portugal) em sub-12, Paul Devillers (Bélgica) em sub-14 e Nicolas Rebossio Insua (Espanha) em sub-16/18.
 
Na véspera do início do torneio, realizou-se o habitual Torneio de Pais & Filhos em ‘pitch & putt’ e só hoje foi anunciada a equipa campeã, constituída por José e Nelson Rocha com 24 pancadas.
 
Foi a primeira vez na história do torneio em que todos os vencedores gross são portugueses e destacou-se o Clube de Golfe de Vilamoura, com três títulos, e logo no ano em que Vilamoura venceu o Campeonato Nacional de Clubes, tanto em sub-14, como em sub-18.
 
Neste Amendoeira World Kids Golf estiveram quatro dos jogadores que integraram as equipas campeãs nacionais de Vilamoura: Rodrigo Sousa Correia e Salvador Ivo de Carvalho na formação de sub-14, João Maria Ivo de Carvalho e João Crasi Alves no conjunto de sub-18.
 
O Amendoeira World Kids Golf foi o primeiro torneio internacional juvenil português a contar para o ranking mundial amador e manteve esse estatuto até 2017 inclusive. É sancionado pela FPG e reconhecido pelo R&A.
 
Em 2023 contou com 25 atletas em representação de oito nações: Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Suécia, Reino Unido, África do Sul e Emirados Árabes Unidos (embora de origem irlandesa).
 
Na cerimónia de entrega de prémios, que contou a com a presença de Custódio Moreno, do IPDJ Algarve, o diretor de torneio, o profissional Nelson Cavalheiro, manifestou o desejo de «acrescentar para o ano um torneio de sub-24, como tem acontecido no Circuito Drive da Federação Portuguesa de Golfe (FPG)».
 
Por seu lado, Tiago Francisco, o diretor de golfe do Amendoeira Golf Resort, anunciou que a 13.ª edição irá acontecer entre 23 e 27 de julho de 2024.
 
Fotos: Ramiro de Jesus/Golfe Magazine e de Carlos Alves Sousa/United Photo Press
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 22:47:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...