Zdenek Chovanec sobe ao 2.º lugar do Campeonato de Portugal de Karting KIA X30 Sénior

 

 

A disputar apenas a sua segunda época de Karting, e no ano de estreia na competitiva categoria X30 Sénior, Zdenek Chovanec continua a sua rápida ascensão no Campeonato de Portugal de Karting (CPK). Depois de um exigente fim de semana na pista de Leiria, o jovem piloto de 14 anos idade já está no segundo lugar do campeonato após três provas. Na próxima semana, Zdenek Chovanec vai voltar a pilotar um Fórmula 4, no circuito de Adria, em Itália.
 
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting foi uma das mais difíceis na curta carreira de Zdenek Chovanec, devido às condições que os jovens pilotos encontraram no Kartódromo Internacional de Leiria. A rápida degradação do asfalto colocou dificuldades acrescidas aos pilotos, embora Zdenek Chovanec tenha começado o fim de semana com o 5.º melhor tempo nos treinos cronometrados, seguindo-se mais um top 5 na primeira manga de qualificação.

 


 
No domingo, o piloto venezuelano de origem checa esteve ainda melhor na segunda manga de qualificação, onde conseguiu o 3.º lugar e a volta mais rápida da corrida (45,840s). Uma performance que abria boas perspetivas para a Final, mas um toque quando lutava pelo 4.º lugar obrigou-o a ir para a parte suja da pista e a perder lugares, terminando a corrida na 7.ª posição. Foi a primeira vez que Zdenek Chovanec não subiu ao pódio no Campeonato de Portugal de Karting este ano, pois tinha sido 2.º classificado no Bombarral e 3.º na prova seguinte, em Fátima.

 


 
A pista em Leiria estava mesmo muito complicada. Terminei a Final com os pneus de um lado praticamente novos e os pneus do outro lado completamente destruídos. Foi uma nova sensação de corrida. Deu para aprender. Eu sinto que consigo ser rápido, mas tenho ainda pouca experiência e preciso de mais calma para gerir estas situações. Conseguimos subir ao 2.º lugar do campeonato, o que é muito bom visto que sou um dos pilotos menos experientes da X30”, afirmou o promissor piloto patrocinado pela Advantage, CorePlus e Alwaysonroud, e que integra a Skywalker Young Guns Program, do ex-piloto de Fórmula 1, Tiago Monteiro.
 
Na próxima semana, Zdenek Chovanec vai viver mais uma experiência marcante, ao fazer uma sessão de treinos no simulador e um teste ao volante de um Fórmula 4, na pista italiana de Adria.
 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...