18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Maria Pereira sagra-se campeão nacional de Karting Rotax

 

Piloto de Alcobaça apura-se para mais uma Final Mundial no Bahrain

À semelhança dos anos anteriores, João Maria Pereira voltou a mostrar o seu talento para o Karting em 2023 e com todo o mérito sagrou-se campeão nacional da categoria Mini-Micro, após cinco bem-sucedidas provas no Campeonato de Portugal Rotax. Para além de ter colecionado mais um título, o jovem piloto de Alcobaça apurou-se, pelo segundo ano consecutivo, para as míticas Rotax Max Challenge Grand Finals – vulgo Mundial Rotax –, que serão disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain, por cerca de 400 pilotos oriundos de mais de 60 países.

 

Apesar de ainda ser muito jovem – ainda só completou 11 anos em setembro –, João Maria Pereira tem vindo a afirmar-se como uma das grandes promessas do Karting português nos últimos anos e, por conseguinte, do desporto motorizado em geral. Depois de ser campeão na categoria Micro-Academy, campeão na categoria Mini-Max em Portugal e em Espanha, entre outros êxitos, o jovem piloto de Alcobaça conquistou agora, em 2023, o título de campeão nacional da categoria Mini-Micro.

Qualquer título nacional não é fácil de conquistar e João Maria Pereira também teve de trabalhar muito e estar plenamente focado para se sagrar campeão, pelo que a sua consistência nos lugares da frente foi preponderante desde a primeira prova do Campeonato de Portugal Rotax em Braga, tendo depois mantido a performance nas pistas de Portimão, Baltar, Leiria e, finalmente, no circuito do Bombarral.

 

Esta conquista também valeu ao jovem piloto de Alcobaça a qualificação para a edição de 2023 das famosas Rotax Max Challenge Frand Finals – vulgo Mundial Rotax –, da categoria Mini-Max, que serão disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain, por cerca de 400 pilotos oriundos de mais de 60 países. Será o segundo Mundial na categoria Mini-Max para João Maria Pereira, onde voltará a ser um dos mais jovens pilotos entre um pelotão de 72 concorrentes, pois só completou 11 anos de idade em setembro. Contudo, em 2022, quando disputou o seu primeiro Mundial de Karting Rotax da categoria Mini-Max, em Portimão, ainda era mais novo entre os campeões dos outros países, alguns deles já com 12 anos de idade.

Fundamental quer para a conquista do título de campeão nacional quer para mais uma qualificação para um Mundial de Karting Rotax, voltou a ser Rui Pereira, consagrado ex-piloto e há alguns anos responsável técnico de João Maria Pereira.

 

“Cumprimos com os objetivos a que nos propusemos, que era sermos campeões nacionais e obtermos novamente a qualificação para o Mundial Rotax, que este ano vai ser disputado no Bahrain”, começou por sublinhar Rui Pereira, para depois prosseguir: “No que diz respeito ao título nacional que conquistamos foi cem por cento justo. Começamos a época a vencer a Rotax Cup e logo a seguir dominamos por completo a primeira prova do Campeonato de Portugal Rotax, em Braga, pois garantimos a pole-position e ganhamos as corridas todas com a volta mais rápida, pelo que somamos o máximo de pontos possível, que eram 79. Depois, nas provas seguintes, estivemos sempre na liderança, pelo que o João Maria Pereira foi campeão nacional com todo o mérito”.

Quanto expetativas para o Mundial Rotax, no Bahrain, Rui Pereira está confiante numa boa prestação do jovem piloto de Alcobaça. “Esta época fizemos algumas provas do ‘Europeu’ Rotax e julgo que a experiência que o João Maria acumulou refletir-se-á no Mundial. E ainda vamos disputar, de 27 a 29 de outubro, o Rotax Max Challenge Golden Trophy, na pista de Genk, na Bélgica. Pelo facto do Mundial ser disputado no Bahrain, cuja pista desconhecemos por completo, o nosso principal objetivo é, entre os 72 pilotos, passar à Final reservada a 36 concorrentes. Depois, é manter a nossa ambição e lutar por um lugar no top-10. Tal como no Campeonato de Portugal Rotax, o João Maria estará certamente motivado por ter o apoio de toda a estrutura da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal, em particular do Charles Delbrassine que acompanhou o João Maria em alguns pódios, por ter o apoio dos seus patrocinadores, família, amigos e do preparador físico, Fábio Catarino, assim como dos adeptos do Karting”, sublinhou Rui Pereira, adiantando que João Maria Pereira irá transitar em 2024 para a categoria Júnior. Um passo exigente, dado que o jovem piloto de Alcobaça ainda só tem 11 anos de idade.

 

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2024 – 03:28:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...