>
Piloto de Braga conquistou os dois títulos da categoria-rainha em Portugal
Com apenas 15 anos, Francisco Macedo tornou-se no primeiro piloto na história do Karting português a ser campeão nacional em simultâneo nas duas principais categorias: a X30 Sénior e a Sénior Max. É o terceiro título do jovem prodígio bracarense, que só começou no Karting em 2021, mas que já compete entre os melhores do mundo.
Ao longo de várias décadas, o Karting sempre foi visto como o ‘berço’ dos campeões, a modalidade onde os maiores talentos do automobilismo se formam e conquistam vitórias, antes de uma carreira nos automóveis e na Fórmula 1. Foi o caso de grandes nomes como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Lewis Hamilton ou Max Verstappen, só para citar alguns, mas esse é o caminho que motiva centenas de jovens que competem no Karting em Portugal. Um dos mais promissores é Francisco Macedo, de 15 anos, natural de Braga.
No início de 2021, foi com o avô ao Kartódromo Internacional de Braga, em Palmeira, experimentar os karts de aluguer. Gostou tanto da sensação de velocidade que repetiu a experiência… e deu nas vistas a um dos responsáveis do circuito. Depois dos primeiros contactos com um kart de competição, fez a sua primeira prova oficial em março de 2021, a emblemática Taça de Portugal de Karting, que não tinha sido realizada no ano anterior devido à pandemia mundial.
Integrado na categoria Júnior, a evolução foi tão rápida que chegou ao final da época com a pole-position na Taça de Portugal de 2021, disputada em Leiria, uma prova que esteve prestes a ganhar, não fosse um toque que o colocou fora de prova. No ano seguinte, apostou nas grandes competições internacionais, como as IAME Euro Series, os campeonatos da Europa e do Mundo CIK-FIA e o WSK. Essa experiência entre os melhores do mundo deu a Francisco Macedo as bases perfeitas para vencer a Taça de Portugal de Karting de 2022, inscrevendo o seu nome no mais histórico e famoso troféu da modalidade em Portugal.
Em 2023, surge o ‘salto’ para a categoria-rainha do Karting nacional: a Sénior. Esta categoria tem dois Campeonatos de Portugal, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK): a categoria X30 Sénior, com motores IAME, e a categoria Sénior Max, com motores Rotax. O jovem estreante surpreendeu tudo e todos e assumiu-se logo como o piloto mais rápido num pelotão que, em média, tinha mais de 30 adversários em pista, muitos deles mais experientes do que Francisco Macedo no Karting de competição.