18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EKO/Birel ART Portugal conquista Taça de Portugal de Karting

 
Equipa sediada no Bombarral destaca-se no Kartódromo Internacional de Braga     
À semelhança dos anos anteriores, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal preparar-se para fechar mais uma época com vários êxitos. Na 42.ª edição da emblemática Taça de Portugal de Karting, a equipa sediada no Bombarral venceu a categoria X30 Mini, mas também esteve em destaque em outras categorias, lançando, inclusive, mais um jovem piloto para o grande palco do Karting nacional. É a verdadeira escola do Karting a funcionar.
 
Na categoria X30 Mini, Gustavo da Silva começou por ser o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados, mas depois não deu mais hipóteses à concorrência, já que venceu as duas mangas de qualificação, assim como a Pré-Final e a Final com a volta mais rápida. Foi um festival à chuva dado por Gustavo da Silva, que, com esta vitória na Taça de Portugal de Karting, conquista a ‘dobradinha’, pois esta temporada também se sagrou campeão nacional de Karting X30 Mini. Igualmente na categoria X30 Mini, o ‘rookie’ Guilherme Morgado fez uma prova em crescendo, tendo, inclusive, problemas numa manga de qualificação ao ser forçado a abandonar, mas acabou por correr atrás do prejuízo e foi 7.º classificado. Mateus Gomes, que só se iniciou no Karting no ano passado, está cada vez mais forte e foi um meritório 8.º classificado, enquanto o estreante absoluto Santiago Barros, parece não se ter intimidado com uma prova tão mediática e garantiu a 12.ª posição, tendo pior sorte Teo Pelfrene que foi forçado a abandonar na Pré-Final, sendo depois 13.º classificado na Final. Lana, irmã de Teo, é outra piloto em ascensão na categoria Iniciação, pois garantiu um excelente terceiro lugar na Pré-Final e na Final fechou o top-5.
Francisco Iglésias, que há cerca de um mês conquistou o título de campeão nacional da categoria Cadete 4T, era naturalmente apontado como um dos principais favoritos a vencer a Taça de Portugal de Karting. E deu logo indicações para isso mesmo, já que foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu as duas mangas de qualificação. Contudo, na Pré-Final, onde largou da pole-position, a chuva veio afetar praticamente todo o pelotão, inclusive, o jovem piloto de Cascais, que foi assim 7.º classificado. Na Final, Francisco Iglésias tentou correr atrás do prejuízo, mas foi 6.º classificado. Também na categoria Cadete 4T, o ‘rookie’ Lourenço Antunes fez uma excelente prova, dado que foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, tendo depois garantido um terceiro e um quarto lugares nas mangas de qualificação. Contudo, na Pré-Final também viria a ser afetado pelas condições atmosféricas, mas ainda foi 4.º classificado, tendo, na Final, encerrado o top-5. O também ‘rookie’ Tiago Caetano não teve muita sorte durante todo o fim de semana, já que depois de ser forçado a abandonar na Pré-Final, foi 8.º classificado na Final.
Na categoria Júnior, os pilotos Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal começaram por dar boas indicações. Tomás Lemos terminou a fase das mangas de qualificação num positivo terceiro lugar e na Pré-Final bateu toda a concorrência. Contudo, na Final, o jovem bracarense foi forçado a abandonar. Por sua vez, o ‘rookie’ Diogo Caetano também esteve em evidência no primeiro dia de competição da Taça de Portugal, dado que terminou as mangas de qualificação num excelente segundo lugar. No entanto, o jovem piloto de Lisboa não teve depois sorte na Pré-Final e na Final, onde foi sétimo e sexto classificado, respetivamente.
 
Na categoria X30 (Sénior), com 37 pilotos em pista, Santiago Ribeiro foi o 9.º mais rápido nos ‘cronos’ e terminou as mangas de qualificação no 11.º lugar. Na Pré-Final, o piloto da Ericeira terminou na oitava posição e na Final foi um meritório quinto classificado. 
 
Na categoria X30 Super Shifter, Henrique Cruz, depois de ser 3.º classificado nos ‘cronos’ à geral e na Sénior, terminou as mangas na mesma posição, enquanto que na Pré-Final foi forçado a abandonar. Sem baixar os braços, o piloto de Leiria recuperou na Final 13 posições (!) sendo um honroso 6.º classificado à geral e 4.º na Sénior. O regressado Diogo Mendes também lutou por boas posições, ao rodar em praticamente todas as fases na prova no top-10, algo que viria a conseguir na Final da classe Sénior, sendo 14.º classificado à geral. Bruno Frota foi sempre 3.º classificado na classe Master, enquanto Nuno Portela, que foi 2.º classificado na Pré-Final, acabou por ser 4.º classificado na Final. Raquel Ferrajão voltou a enfrentar mais um desafio ao disputar, pela primeira vez, a categoria DD2, onde foi 12.º classificada. Mas agora o foco são as Easykart International Grand Finals, que se realizarão de 19 a 22 de outubro, em Itália, sendo a piloto de Lisboa a única representante portuguesa na categoria BMB Challenge.
 

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2024 – 06:43:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...