>
A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) conquistou, este fim de semana, no Kartódromo do Faial, a Taça da Madeira na categoria Mini-Max, por intermédio de Duarte Alves. A equipa sediada no Bombarral ainda garantiu o terceiro lugar do pódio na categoria DD2 Master, através de Fernando Alves.
Duarte Alves não poderia ter tido melhor estreia com as cores da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal. O jovem piloto de Paredes mostrou logo no início do fim de semana de que era um dos principais favoritos a erguer a Taça da Madeira de 2023 e confirmou isso mesmo no domingo. Nos treinos cronometrados, Duarte Alves foi o segundo mais rápido, ficando a escassos 67 milésimos de segundo da pole-position, tendo na Pré-Final, dado novamente o mote, ao ser o segundo a ver a bandeira xadrez com uma escassa desvantagem de 22 milésimos de segundo para o vencedor. Mas o melhor estava mesmo para vir na corrida decisiva, com mais uma demonstração de talento que valeu a Duarte Alves e à Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal vencerem a Final (com a volta mais rápida em 47,797s) e assim conquistarem a edição 2023 da Taça da Madeira da categoria Mini-Max.
Igualmente na categoria Mini-Max, a equipa da região oeste contou com mais quatro pilotos. Martim Gomes foi o quarto mais rápido a 0,135s da pole-position e, na Pré-Final, onde rubricou a volta mais rápida em 47,493s, fez uma corrida muito positiva ao terminar na terceira posição, mas praticamente ‘colado’ aos dois primeiros. Já na Final, o jovem piloto de Torres Vedras terminou na terceira posição, mas uma penalização fez com que caísse para o quarto lugar. Francisco Iglésias – campeão nacional em título da categoria Cadete 4T –, fez a sua estreia absoluta a correr com motores Rotax. O jovem piloto de Cascais começou por ser o sexto mais rápido nos treinos cronometrados e na Pré-Final, quando estava bem posicionado, sofreu um toque que o fez cair em definitivo para a nona posição. Já na Final, Francisco Iglésias, quando já tinha feito uma boa recuperação até ao quarto lugar, voltou a sofrer um toque que o atirou irremediavelmente para a 10.ª posição.
Pela Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal e igualmente na categoria Mini-Max correram dois jovens pilotos italianos. Lorenzo Lanza começou por ser o quinto mais rápido nos treinos cronometrados, sendo depois 10.º na Pré-Final, mas na Final recuperou até ao sexto lugar. Por sua vez, Vasco de Vito foi o nono mais rápido nos treinos cronometrados e terminou quer a Pré-Final quer a Final na sétima posição.
Na categoria Júnior, a equipa do Bombarral assistiu ao regresso de Eduardo Nicolau. O jovem piloto de Lisboa começou por ser o oitavo mais rápido nos ‘cronos’, na Pré-Final garantiu a sexta posição e na Final terminou no sétimo lugar.
Por fim, na categoria DD2 Master, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal contou com os pilotos Fernando Alves e Manuel Martins. Fernando Alves foi o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados e na Pré-Final terminou no quarto lugar. Contudo, na Final, o piloto de Paredes conseguiu ver a bandeira xadrez na terceira posição e conquistar o tão desejado lugar no pódio.
Manuel Martins, recém-chegado do Bahrain, onde disputou a categoria E20 Master das Finais Mundiais Rotax e foi 5.º classificado, na Taça da Madeira começou por ser o quinto mais rápido nos ‘cronos’, terminando depois a Pré-Final na sexta posição, enquanto que na Final ficou às portas do pódio, ao ser 4.º classificado.