- Jovem piloto gaiense confirma candidatura ao título na Júnior
- Martim Marques vitorioso no arranque do Campeonato de Portugal de Karting
Com apenas 12 anos, Martim Marques teve um arranque vitorioso na categoria Júnior do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, na pista de Leiria, onde o jovem piloto de Vila Nova de Gaia dominou a prova de sábado. Um toque na manga de qualificação de domingo impediu nova luta pela vitória no segundo dia.
Campeão do Mundo Micro Max em 2022, Martim Marques já se afirmou como um dos melhores pilotos nacionais da categoria acima, a Júnior, começando o Campeonato de Portugal com uma vitória indiscutível no Kartódromo Internacional de Leiria. Na prova de sábado, o jovem piloto da equipa RAC fez a pole-position nos treinos cronometrados (acumulando um ponto extra), depois bateu toda a concorrência na manga de qualificação e venceu também a Final, acumulando 38,5 pontos em 39,5 possíveis!
No domingo, tudo parecia indicar que Martim Marques estaria na luta pela vitória, pois auxiliou o seu companheiro de equipa nos treinos cronometrados e já liderava a manga de qualificação, quando um toque o obrigou a perder posições (apesar de ter conseguido a melhor volta da corrida). Obrigado a largar do 8.º lugar para a Final, Martim Marques não baixou os braços e recuperou até ao 5.º posto, somando mais pontos importantes.
“O Martim mostrou neste início de época que está muito forte e a exibição na prova de sábado é o resultado natural do trabalho que ele tem feito com a equipa”, afirmou Ricardo Costa, o diretor da equipa RAC – Racing Academy & Competition. “No domingo, optámos por fazer trabalho de equipa nos treinos cronometrados, mas infelizmente um azar entre os nossos dois pilotos condicionou o resultado na Final. O Martim recuperou posições, mas podia perfeitamente ter saído daqui com duas vitórias. Mas estamos na luta pelo título, que é o nosso grande objetivo, e agora vamos treinar para também começar bem o Campeonato de Portugal Rotax, cuja primeira prova está agendada para 6 e 7 de abril e será disputada em Portimão”, concluiu Ricardo Costa.