Tem apenas 10 anos de idade, mas é uma das grandes promessas do Karting em Portugal. Mário Silva Lora sagrou-se, no passado fim de semana, campeão de Portugal de Karting da categoria X30 Mini, após mais uma exibição de luxo na pista de Baltar. Foi o terceiro título esta época para o jovem piloto de Matosinhos, que promete levar as cores de Portugal ao ‘Mundial’ de Karting IAME, em novembro.
Em junho de 2019, um pequeno piloto de cabelo louro e sorriso fácil entrou na pista de ‘baby Karts’ do Kartódromo de Viana do Castelo, acompanhado pelo professor Domingos Machado, um dos mais experientes mentores do Karting nacional. Mário Silva Lora tinha apenas cinco anos de idade quando experimentou um kart pela primeira vez, mas… foi amor à primeira vista! Cinco anos depois, o jovem piloto residente em Leça da Palmeira, Matosinhos, chegou ao topo da sua (ainda) curta carreira ao sagrar-se campeão nacional de Karting na categoria X30 Mini, uma das mais difíceis e competitivas do panorama nacional da modalidade.
Tudo aconteceu no Kartódromo de Baltar, no passado fim de semana, onde Mário Silva Lora conquistou mais dois pódios e garantiu o título de campeão nacional, no final de uma época onde conseguiu quatro vitórias e um impressionante registo de 12 pódios, entre mangas de qualificação e Finais. Mas o título de campeão nacional nem sequer foi um caso isolado na temporada de Mário Silva Lora, que já tinha ganho brilhantemente a Rotax Cup (na categoria Micro Max) e o Open de Portugal de Karting (na categoria X30 Mini). Um palmarés notável para este jovem português nascido na Moldávia, oriundo de uma família russa, mas que veio residir para Matosinhos quando tinha apenas 1 ano de idade.
“Fiquei muito contente com este título, claro, porque tive de trabalhar muito com a minha equipa ao longo do ano e também porque os meus adversários eram fortes. Em Baltar eu concentrei-me em ganhar os pontos suficientes para ser campeão nacional e correu tudo muito bem. Já são três títulos no mesmo ano! Quero agradecer à minha família, aos meus patrocinadores, e a toda a equipa Cabo do Mundo Kart Team, principalmente ao Bruno Borlido, por todos os ensinamentos e motivação, e ao João Paulo Ribeiro, por estar sempre comigo. Agora vamos preparar a última prova Campeonato de Portugal Rotax, onde ainda posso ser vice-campeão, e depois ainda temos dois grandes objetivos em novembro: o ‘Mundial’ IAME, em Espanha, e a Taça de Portugal, em Portimão”, disse Mário Silva Lora.
Além do desporto automóvel, onde idolatra o piloto australiano de Fórmula 1, Oscar Piastri, Mário Silva Lora também é um ávido praticante de bodyboard, aproveitando para treinar a componente física na Academia de Surf do Norte. Um jovem talento multifacetado!