18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Novo Renault Koleos: Um SUV topo de gama que (também) desafia trilhos radicais

 

 

Musculado, mas elegante. Aventureiro, mas distinto. O Koleos é o novo SUV da Renault. Um SUV no sentido estrito do conceito, até por estar disponível com versão 4x4. Mas também um verdadeiro topo de gama, como denunciam as elegantes linhas exteriores e o interior espaçoso, luxuoso e tecnológico. Equipado com o motor 2.0 dCi, com 175 cavalos de potência, associado à caixa automática X-Tronic, o novo Renault Koleos já chegou à rede de concessionários e pode ser adquirido a partir de 41.250€.

 

RENAULT COM OFERTA ÚNICA NO MERCADO

 

Com a chegada do novo Koleos, a Renault reforça a sua gama como uma das mais completas e modernas do mercado. Uma extensa lista de modelos que satisfazem as necessidades, as possibilidades e até as personalidades dos mais variados clientes: Twizy, Twingo, Clio, ZOE, Captur, Kangoo, Mégane, Kadjar, Grand Scénic, Talisman, Espace, Trafic, Master e, agora, o novo Koleos. Ou seja, desde utilitários, a propostas profissionais, a familiares para pequenas e grandes famílias, passando por crossover e SUV, ou viaturas 100% elétricas. Uma das mais abrangentes gamas do mercado, mas também uma das mais tecnológicas e sedutoras à vista, com o novo Koleos a ser o exemplo mais recente.

Apesar das linhas musculadas e dos 210mm de altura ao solo (característica de um verdadeiro SUV), o novo Koleos impressiona, também, pela imagem elegante e distinta. Para isso contribuem pormenores como a imponente grelha cromada com o losango colocado em posição central e, claro, a original assinatura luminosa, em forma de “C”, com tecnologia LED.

 

As linhas impactantes são evidentes também de perfil, vista em que também sobressaem as grandes rodas (que podem receber jantes de 19 polegadas – de série na versão Initiale Paris) e as discretas barras cromadas de alumínio polido no tejadilho.

 

Na traseira também é evidente a preocupação da Renault em conferir uma imagem elegante e distinta ao novo Koleos, com destaque para os faróis, com guias de luz de efeito 3D e iluminação permanente, que se prolongam até meio do porta bagagens.

 

ESPAÇO E CONFORTO REFERÊNCIAIS NA CATEGORIA

 

 

Se a elegância e a robustez das linhas exteriores impressionam, no habitáculo, a sensação não é diferente… O espaço abunda. A qualidade dos acabamentos e dos materiais são imediatamente percecionados. E a tecnologia, claro, não podia deixar de estar presente, reforçando a ideia de que, no novo Renault Koleos, só há uma opção para viajar: classe executiva!

 

A habitabilidade do novo SUV topo de gama da Renault é “só” uma das melhores da categoria. Nos lugares traseiros, não há mesmo nenhuma outra proposta que consiga rivalizar com os 289 mm de raio ao nível dos joelhos. Mas para os passageiros da segunda fila há outro luxo também bastante raro no segmento: os bancos aquecidos!

 

Os espaços para arrumação perfazem 35 litros, com destaque para os 11 litros do porta-luvas e para os sete litros do porta-objetos localizado na consola central com… refrigeração. A bagageira, com piso falso, disponibiliza um volume de 579 litros. Mas o volume pode mais do que triplicar, com o rebatimento parcial ou não dos bancos. Uma operação bastante simples, devido ao engenhoso e prático sistema “Easy Brak”, com comandos acessíveis no porta-bagagens. Sublinhe-se que o portão traseiro pode ser aberto eletricamente, dispondo de uma função mãos-livres ativada pela simples passagem do pé sob o para-choques traseiro.

 

Os bancos dianteiros são verdadeiras poltronas. Para além das regulações elétricas, estão disponíveis também com aquecimento e função de ventilação. Por ter a capacidade de deslizar num curso de 80 mm, o apoio de braço central adapta-se à posição de condução de cada condutor. Mas também o ambiente do interior pode ser parametrizado em função de cinco cores - vermelho, verde, azul, roxo e sépia – que se estendem pela consola central, mas, igualmente, pelos painéis das portas.

 

TECNOLOGIA A BORDO COM O R-LINK 2

 

Mas os argumentos do habitáculo não se esgotam no espaço, modularidade e conforto. Afinal, o novo Renault Koleos é sinónimo de viagens em classe executiva e há detalhes que não são somenos importantes... O para-brisas é aquecido (uma excelente opção para os dias de inverno mais rigorosos), os cromados estão distribuídos por diversas zonas e o couro está presente nos estofos (consoante a versões), no painel de bordo, volante (também com função de aquecimento) e punho da caixa de velocidades. Já a qualidade dos materiais, da montagem e dos acabamentos fazem jus ao interior requintado; enquanto o painel de instrumentos sobressai pela funcionalidade e design moderno.

 

Expressão máxima da tecnologia Renault é o sistema Renault R-LINK 2. Localizado na consola central, a plataforma multimédia tem a forma de um moderno tablet, com 8,7 polegadas (no formato vertical), disponibilizando tecnologia de última geração. Comandado por voz ou por toque no ecrã (permitindo o deslizamento das páginas), o “tablet” operacionaliza as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações, rádio e ar condicionado, podendo interagir com os botões de atalhos, nomeadamente o botão da consola central e os comandos adicionais do volante.

 

Sublinhe-se que o sistema R-LINK 2 que equipa o novo Renault Koleos é compatível com as aplicações Apple CarPlay e Android Auto.

 

Para completar o luxo a bordo, referência, também, para a magnífica acústica proporcionada pelo sistema Surround Bose® desenvolvido, especificamente, para o novo Renault Koleos, difundido através de 13 altifalantes de elevado desempenho e um subwoofer.

 

O COMPROVADO MOTOR 2.0 dCi 175

 

O novo Renault Koleos é comercializado em Portugal com o motor 2.0 dCi 175. Um bloco de quatro cilindros e 16 válvulas, associado a um turbocompressor de geometria variável. Com 1.995 cc de cilindrada, debita 175 cavalos de potência às 3.750 rpm e reivindica um binário de 380 Nm, associado à caixa automática X-Tronic.

 

Uma caixa de velocidades de variação contínua que elimina as perdas de binário nas passagens de caixa e que é capaz de proporcionar consumos contidos. Na realidade, em ciclo misto, o novo Renault Koleos reivindica consumos (NEDC) de 5,4 litros/100 km. Com comando sequencial manual, o condutor beneficia de sete relações para uma condução ainda mais dinâmica.

 

Com esta combinação motor-caixa, o novo Renault Koleos surpreende pelos desempenhos em estrada, como comprovam os 202 km/h de velocidade máxima e os 9,3 segundos que precisa para chegar dos 0 aos 100 km/h nas versões 4x2.

 

 

NOVO KOLEOS TAMBÉM EM VERSÃO 4X4

 

Mas se com tração às rodas posteriores o novo Renault Koleos pode surpreender pela forma como supera trilhos em fora de estrada, com transmissão integral, o novo SUV topo de gama da Renault revela-se um todo-o-terreno puro, capaz de impressionar até os indefetíveis das evasões mais radicais. A “culpa” é da elevada altura ao solo (210 mm), bem como dos ângulos de ataque (19º) e de saída (26º). Números que são comuns à versão 4x2 e que, por si só, incutem bastante confiança para umas incursões fora do asfalto.

 

Mas com a tecnologia ALL MODE 4x4-i, é mesmo possível desafiar percursos mais radicais. Com provas dadas em milhões de automóveis da Aliança Renault-Nissan, este sistema dispõe de um comando que permite ao condutor selecionar três diferentes modos de transmissão: "2WD", "4WD AUTO" e o exclusivo "4WD LOCK".

 

  • Em modo "2WD", o novo Koleos dispõe de tração à frente permanente, quaisquer que sejam as condições de aderência.
  • Em modo "4WD AUTO", o sistema ALL MODE 4x4-i controla, permanentemente, a evolução das condições de circulação e de aderência e, em seguida, trata as informações com origem nos sensores, para assegurar a repartição ideal do binário do motor entre os eixos dianteiro e traseiro. Se for necessário, pode ser enviado para as rodas traseiras até 50 % do binário disponível.
  • Em condições todo-o-terreno ou de fraca aderência (neve, lama, terra, areia) e a baixa velocidade (inferior a 40 km/h), o condutor pode bloquear o sistema, ativando o "4WD LOCK" para garantir uma repartição 50/50 do binário entre as rodas dianteiras e traseiras. Acima de 40 km/h ou sempre que o motor for ligado, esta opção é automaticamente desligada.

 

MUITA TECNOLOGIA PARA AINDA MAIS SEGURANÇA

 

Também no capítulo da segurança o novo Renault Koleos é uma referência no segmento, pela extensa lista de tecnologias que disponibiliza, como: o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), o sistema de ajuda ao arranque em subida, o retrovisor interior electrocromático, o sistema de travagem de emergência ativa (AEBS), o Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Alerta de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática das luzes estrada/cruzamento (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, para além do estacionamento em mãos-livres Easy Park Assist que, não só ajuda a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, como também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

 

CLASSE 1 NAS PORTAGENS E 5 ANOS DE GARANTIA RENAULT

 

Na versão 4x2 e desde que equipado com Via Verde, o novo Renault Koleos é taxado como Classe 1 nas autoestradas nacionais e; por último, mas não menos importante: tal como os restantes modelos da gama, beneficia da garantia de 5 anos Renault ou 100.000 km.

 

O Novo Koleos já está disponível na rede de concessionários Renault com preços a partir dos 41.250€.

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 10:52:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...