18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Torneio Olímpico "Paulo Martins"

 

ALAL homenageia Paulo Martins


Paralelamente ao Campeonato Regional Individual de Luta Livre Masculina, organizada pela Associação de Lutas de Lisboa no Pavilhão Januário Barreto na Casa Pia de Lisboa, realizou-se o Torneio Olímpico "Paulo Martins" em forma de homenagem a este lutador.

 


Luís Alves Presidente da ALAL entrega a lembrança ao Paulo Martins. Foto: Luís Alves

A Associação de Lutas Amadoras de Lisboa, tem como objetivo realizar Torneios de Homenagens aos Lutadores Olímpicos daquela região, até hoje já realizou os torneios para o José Gregório, Joaquim Vieira, Luís Grilo, Adriano Morais e António Galantinho e o Leonel Duarte. Com o torneio de Paulo Martins, fica a "faltar" as homenagens a Orlando Gonçalves, David Maia e a Hugo Passos.

Esta competição foi destinada a todos os atletas que não participam na prova principal, nos escalões de formação masculinos e todos os escalões femininos.

Fizeram parte desta homenagem ao lutador Olímpico Paulo Martins que participou na 25ª edição no ano de 1992 em Barcelona, foram da Associação de Lisboa a Casa Pia Atlético Clube, Clube Musical União, Junta de Freguesia de Casal de Cambra e o Sport Lisboa e Benfica, da Associação de Setúbal esteve presente o Clube de Lutas do Bastos e o Grupo Desportivo Cultural de Casa do Sapo e de Faro compareceu a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.

Para quem não sabe quem foi o lutador Paulo Martins, o MLO dá uma descrição:

Paulo Martins teve o seu ponto alto foi a participação nos Jogos Olímpicos Barcelona1992 onde se classificou em 14º num total de 20 lutadores. Como lutador, passou pelos dois, maiores clubes em Portugal, o Sporting Clube de Portugal e no Sport Lisboa e Benfica, onde tanto individualmente e coletivamente foi Campeão Nacional e vencedor de outros troféus. Como treinador ele foi Selecionador Nacional no período de 2002 a 2006 e no momento é Treinador do Núcleo de Luta da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana onde, leciona no Curso de Gestão do Desporto e Ciências do Desporto, com a Didática das Atividades Físicas Desportivas, Metodologia do Treino, Estágio em Desportos de Combate na modalidade de Luta Olímpica e nas mesmas licenciaturas, a disciplina de Pedagogia das Atividades Físicas Desportivas. E ainda, ao nível do Mestrado em Educação Física do Ensino Básico e Secundário, leciona em Estratégias de Inclusão em E.F. e Ensino e Treino do Desporto Escolar também na modalidade de Luta Olímpica. Por fim, recebeu da FMH, quando a mesma fez os seus 75º anos, o Grau de Doutor na especialidade de Psicologia do Exercício e do Desporto. Colabora ainda em vários projetos e participa no movimento associativo no que respeita a instituições desportivas e de apoio social, como são exemplo a Associação de Atletas Olímpicos de Portugal, onde é vice-presidente e a Fundação Lapa do Lobo.

Depois de vários combates os vencedores das categorias foram:

Benjamins Femininos:
G1 - Márcia Simões da Casa Pia AC;

Benjamins Masculinos:
G1 - Fábio Fernandes da CM União;

Infantis Femininos:
G1 - Margarida Rodrigues do CL Bastos;

Infantis Masculinos:
G1 - Diogo Silva do CL Bastos;
G2 - Marco Branquinho da Casa Pia AC;

Iniciados Femininos:
G1 - Alexandrina Pereira da CPSB Messines;

Iniciados Masculinos:
G1 - Pedro Guedes da Casa Pia AC;
G2 - Diogo Canilhas do CL Bastos;

Cadetes Femininos:
49Kg - Diana Soares do SL Benfica;

Absolutas Femininos:
53Kg - Inês Ramos da Casa Pia AC.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:34:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...