14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Contagem decrescente para o afundamento da corveta "Oliveira e Carmo"

É já amanhã que se inicia a derradeira fase do processo de afundamento da corveta “Oliveira e Carmo”, estando marcado para as 8h30 o reboque deste navio e do patrulha “Zambeze” até ao Ponto de Apoio Naval em Portimão da Marinha Portuguesa, onde terão lugar os trabalhos preparatórios finais com vista à imersão deliberada de ambos.
 
 O “dia D” para o primeiro afundamento, e que será do ex-NRP “Oliveira e Carmo”, está marcado para o próximo sábado, dia 27 de outubro, numa operação agendada para as 13h15 e que culminará quase seis anos do projeto Ocean Revival, que visa criar na zona em frente à Prainha um núcleo museológico vocacionado para o turismo de mergulho, a 30 metros de profundidade e a cerca de 2 milhas da costa.
 
 Dois dias antes, terá lugar às 17h00 a análise das previsões do tempo e do mar que se farão sentir no momento previsto para o afundamento, para tomada da decisão final sobre a realização do mesmo, sendo de referir que as condições necessárias são a existência de ventos e ondulação inferiores a 10 nós e 1 metro, respectivamente.
 
 Caso se confirmem as melhores expetativas, entre as 8h30 e as 17h30 do dia de afundamento será definido um perímetro de segurança de meia milha, dentro do qual não será permitido a entrada de embarcações não autorizadas.
 
 A partir de domingo, 28 de outubro, e se a operação tiver decorrido de acordo com o previsto, a corveta estará aberta ao público, sendo possível mergulhar, embora durante um período de duas a três semanas seja proibida a penetração no navio.
 
 Em tempo oportuno, a Capitania do Porto de Portimão anunciará a abertura do navio a qualquer tipo de mergulho, incluindo penetração para mergulhadores devidamente certificados.
 
 Onde e como assistir ao afundamento
 
 Os interessados poderão assistir ao afundamento da “Oliveira e Carmo” a partir de terra, sendo considerado o local mais indicado as praias de Alvor ou Três Irmãos: para melhor acompanhar o acontecimento, é recomendada a utilização de binóculos.
 
 Outra alternativa será assistir ao afundamento no mar: neste caso deverá ser respeitada uma margem de segurança de meia milha marítima a partir do local de afundamento, cuja localização GPS é a seguinte: N37 05,569 W008 35,059.
 
 Caso não possuam embarcação, os interessados poderão recorrer aos serviços de viagens que os operadores turísticos locais irão promover.
 
 Finalmente, existe uma terceira opção que será acompanhar o afundamento através do website http://www.oceanrevival.org, onde estará disponível um sinal vídeo em tempo real a acompanhar o acontecimento.
 
 Cronograma das operações de 27 de outubro:  
  
  07h00 – 08h30 Reboque do navio para o parque
 08h30 – 10h00 Posicionamento e fundeio do navio na sua posição
 10h00 – 13h15 Preparação para o afundamento
 13h15 – 13h30 Afundamento
 13h30 – 15h00 Período de espera
 15h00 – 15h30 Mergulho de inspeção do navio
 15h30 – 16h30 Mergulho de retirada de materiais
 16h30 – 17h30 Primeiro mergulho oficial no navio reservado a mecenas
  
   

Periodicidade Diária

domingo, 25 de agosto de 2019 – 15:35:55

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...