18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Português "Kiko" Maria consegue no Estoril a sua melhor prova na European Talent Cup de motociclismo

 

 

Foi 20.º na primeira corrida, a chover, e obteve o 24.º lugar na segunda, com a pista ainda bastante molhada
 
Com um 20.º e um 24.º lugar, o jovem motociclista Francisco (“Kiko”) Maria conseguiu neste domingo, no Estoril, a sua melhor classificação de sempre em provas da European Talent Cup (ETC), iniciando da melhor forma aquela que é a sua segunda época na mais importante competição europeia para jovens no âmbito do motociclismo de velocidade. 

“Foi extremamente difícil, nomeadamente na primeira corrida, feita sob chuva intensa e com várias quedas. Preferi não arriscar e rodar o mais possível em condições de exigência máxima”, declarou, no final, o piloto português, que na quintafeira completou 15 anos. “Como consegui finalizar as duas corridas – acrescentou – e fiz tempos com uma regularidade consistente na segunda, sem chuva mas com a pista ainda muito molhada, tenho de me dar por satisfeito. A continuar assim, vou melhorar e estou certo que em breve entrarei na luta pelos pontos”.

Largando da nona fila da grelha de partida, fruto do 27.º tempo das qualificações, o único participante português na ETC doseou o seu andamento desde cedo, com o objetivo assumido de chegar ao fim, tanto mais que “nunca havia disputado uma prova em condições climatéricas tão adversas”. E esse propósito foi atingido, com “Kiko” Maria a concluir ambas as corridas e a obter tempos intermédios que o “tranquilizam e dão ânimo para prosseguir”, uma vez que nos testes de pré-época realizados no Estoril com a sua equipa, a Leopard Impala Junior Team, andou “bastante mais rápido”, assinalou aos jornalistas.

Na corrida inicial, em que alinharam 38 concorrentes, o jovem piloto nacional foi 20.º, tendo levado 36m20,647s a cumprir as 16 voltas à pista estorilista. Ficou a 2m12,908s do vencedor, o campeão espanhol Iván Ortolá Diez, que, aliás, viria a consagrar-se como o grande dominador da jornada inaugural da edição 2019 da ETC, ao triunfar também na segunda corrida. Levou, assim, 50 pontos do Estoril, cotando-se, desde já, como um dos mais sérios candidatos à vitória final.
 
Da segunda vez que esteve em pista, “Kiko” Maria concluiu na corrida no 24.º posto e foi cronometrado em 33m00,149s, mais 47,296s que Ortolá.

Enquanto isso, o seu colega de equipa, o italiano Pasquale Alfano, conclui a primeira corrida nos pontos, terminando na 13.ª posição, mas foi afetado por uma série de problemas na segunda, que concluiu no 31.ª e último lugar.

Para além dos jovens da ETC, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, estiveram no Estoril, para a prova de abertura dos respetivos campeonatos, os concorrentes do Europeu de Moto 2 e do Mundial de Moto3 Junior. Os triunfadores foram o finlandês Niki Rikhard Tuuli e o italiano Alessandro Zaccone, ambos em Kalex, na primeira e segunda corridas das Moto2, respetivamente, e o belga Barry Baltus (KTM), nas Moto3 Junior.

Disputada que está a primeira das sete provas da ETC 2019, a competição prossegue em Valência, nos próximos dias 27 e 28. Antes, porém, “Kiko” Maria estará em Jerez de la Frontera, já no próximo fim de semana, para iniciar a sua segunda participação no campeonato de Espanha de PréMoto3, categoria em que é vice-campeão nacional.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:55:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...