18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Queda obriga "Kiko" Maria a desistir na segunda corrida do campeonato espanhol de PréMoto 3, em Jerez de la Frontera

 

 

Mesmo não dispondo de uma máquina com o motor deste ano, o vice-campeão nacional da categoria foi o 5.º piloto mais rápido em pista em todo o fim de semana
 
O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria não foi feliz na segunda corrida da prova de abertura do campeonato espanhol de velocidade, categoria de PréMoto 3, que ao princípio da tarde deste domingo se disputou no circuito de Jerez de la Frontera Ángel Nieto. Uma queda, quando seguia colocado na 7.ª posição e estavam em pista 21 dos 23 concorrentes que formaram a grelha de partida, obrigou-o a desistir.

Sem a sorte pelo seu lado, o piloto do Moto Action Team deixou a Andaluzia com os 10 pontos correspondentes ao auspicioso 6.º lugar obtido na véspera, na corrida inaugural da edição de 2019 daquele que é considerado o mais importante campeonato nacional de velocidade a nível mundial, agora oficialmente denominado ESBK - Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike.
 

A queda, felizmente, não teve consequência físicas para o jovem piloto, mas foi o suficiente para danificar a sua BeOn com motor Yamaha YZ 250F, impedindo-o de prosseguir em prova e de lutar pelo 6.º posto com o também português Rafael Damásio, que rolava à sua frente desde a largada. “Não tive uma boa partida, mas estava a recuperar e era já um dos mais rápidos em pista. Estávamos a entrar na fase das grandes decisões e eu seguia com andamento suficiente para repetir o 6.º lugar de sábado”, declarou, no final, “Kiko” Maria aos jornalistas. 

Para além dos pontos, a prova valeu para o jovem piloto português “aferir do valor dos adversários” e poder “projetar o que há a fazer” para “maximizar as suas potencialidades e melhorar o rendimento competitivo”, para estar, no final da época, entre os cinco primeiros, propósito com que partiu para esta sua terceira participação consecutiva na competição, vista entre os adeptos da modalidade como antecâmara do Mundial de Moto3 Junior. 
 
Deu para continuar a aprender e saber o que temos a fazer para, como a moto deste ano, podermos andar entre os mais rápidos. Estou convencido que isso vai acabar por acontecer. Vamos trabalhar para que seja já na próxima corrida, em Barcelona”, comentou.

Na verdade, mesmo não dispondo de uma máquina com as evoluções mais recentes do motor Yamaha fornecido a todos os concorrentes do campeonato de Espanha de PréMoto 3, o vice-campeão nacional da categoria foi o 5.º mais rápido em pista em todo o fim de semana. Fixou o seu melhor ‘crono’ na volta imediatamente anterior à desistência, ao percorrer os 4.423 metros da pista andaluza em 1m53,264s.

No sábado, quando rubricou a sua melhor classificação de sempre numa prova pontuável para o campeonato do país vizinho, ao cortar a meta na 6.ª posição, tinha sido cronometrado em 1m54,823s na sua volta mais rápida.

O espanhol Hugo Millán, autor da ‘pole position’ e vencedor da primeira corrida, repetiu a vitória neste domingo, apresentando-se, desde já, como um dos grandes candidatos ao título. Gastou 24m10,194s nas 13 voltas à pista, quase nove segundos menos do que no seu triunfo inicial. No pódio estiveram ainda os seus compatriotas Davi Real, que reincidiu no 2.º posto, e Marco Morrelli, 3.º na segunda corrida, depois de na anterior ter sido forçado a desistir. 

O pelotão integrou também os concorrentes da categoria Promo 3, tida como o degrau intermédio entre as categorias 85 GP/Moto 4 e PréMoto 3. Aqui, o mais rápido foi o também espanhol Oscar Almonacil, que terminou a 1m03,031s do seu colega equipa de Hugo Millán.

Esta foi a primeira das sete provas do calendário do ESBK 2019, com o circuito de Jerez de la Frontera a ser o único a acolher os concorrentes duas vezes. Depois da jornada de abertura, será palco da corrida de encerramento, em 2 e 3 de novembro. A próxima decorrerá em Barcelona, em 25 e 26 de maio.

Classificação da 2.ª corrida (PréMoto e Promo 3) - 1.º Hugo Millán (Esp), 13 voltas em 24m10,194s; 2.º David Real (Esp), a 4,713s; 3.º Marco Morelli (Esp), a 4,843s; …; 8.º e 1.º Promo 3 Oscar Almonacil (Esp), a 1m03,031s. (Classificaram-se mais 11 concorrentes das duas categorias).

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:51:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...