13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

FPR divulga Boletim Informativo nº. 20 - 2018/19

 

[1] ESCLARECIMENTO CAMPEONATO NACIONAL SUB 16/18 - GRUPO B

Somos a esclarecer que de acordo com o Regulamento dos Campeonatos Nacionais Sub 16/18 – Grupo B , no seu Artigo 5º  ponto 3. (abaixo descrito) 

Regulamento  dos Campeonatos SUB 16/18 – Grupo  B
...
Artigo 5º

3.       Apenas no caso de equipas integradas no Grupo B, os jogadores do escalão de sub-16 que tenham jogado até quinze (15) minutos de tempo de jogo neste escalão e que tenham autorização para jogar no escalão imediatamente superior, poderão participar no jogo do escalão de sub-18.
…..

Também será permitido, aos Clubes e Jogadores  se fizerem cumprir com :

Tratando-se de um jogador inscrito no escalão sub 16-B  e com autorização a jogar no escalão dos  sub 18-B.

Poderá o jogador em causa (do escalão sub 16-B) jogar no jogo do seu escalão,  desde que tenha jogado no jogo do escalão sub18-B até ao limite de 15 minutos.  

Este esclarecimento aplica-se nas situações em que o jogo do escalão Sub 18 B tenha decorrido precedentemente ao jogo do escalão Sub 16 B.

 

 
 
[2] ARBITRAGEM

1- Emendas às Leis do Jogo

A World Rugby informou da entrada em vigor de duas novas emendas às Leis do Jogo:
- revisão do Protocolo do Vídeo-Árbitro (“TMO”);
- não largar o colega de equipa no ar/ obrigação de baixar o colega de equipa ao chão em segurança;
- fora de jogo no ruck e placagem;
- fora de jogo na formação ordenada.

As emendas entram em vigor de imediato, com excepção da revisão do Protocolo do Vídeo-árbitro (TMO) que deverá ser adoptada apenas nas competições que se iniciam após o dia 1 de Janeiro de 2019, tais como o Super Rugby, o Torneio das Seis Nações e o Campeonato do Mundo.

Para mais informações, clique aqui: http://www.fpr.pt/news-detail/10047237/

2- Nomeações Rugby Europe

A federação europeia actualizou as nomeações internacionais dos elementos da FPR para 2019:

DATA

ACTIVIDADE

NOME

FUNÇÃO

23 Fev

RE Women's XV Trophy: Espanha vs. Rússia

Nuno Coelho

Comissário

16 Mar

RE Trophy: Rep. Checa vs. Holanda

Paulo Duarte

Árbitro

Pedro Mendes Silva

Auxiliar 1

João Costa

Auxiliar 2

18 Mai

RE Conf. 2 Sul: Andorra vs. Sérvia

João Costa

Árbitro

 

 

 

 

 
 
[3] MARCAÇÕES DE JOGOS

Podem consultar as marcações de jogos através do seguinte link: http://www.fpr.pt/fixtures/

Queiram proceder em conformidade com o Artigo 28º - ponto 5 do RGC:
“ Os Clubes a quem caiba apresentar campo para a realização de jogos das suas equipas deverão comunicar, por correio electrónico e até 15 dias antes da data da realização do jogo, ou até 48 horas após o sorteio, no caso de jogos para a Taça de Portugal, à FPR e aos Clubes adversários, a data, hora e local propostos para a realização dos mesmos. “
 

 
 
[4] CONSELHO DISCIPLINA

O Conselho de Disciplina, na sua reunião e após análise do relatório do respectivo jogo deliberou a aplicação dos seguintes castigo

Jogo: AEIS TECNICO-CDUP    Seniores   Taça Challenge
Data: 09-12-2018    Olaias
Fisioterapeuta: Diogo Santana    Licença: C-051858070      AEIS Técnico
DECISÃO FINAL 
Em face do relatório disciplinar do árbitro nomeado para o jogo que ocorreu no passado dia 09-12-18, pelas 17h30, nas Olaias, entre as equipas do CRTécnico e do CDUP, a contar para a taça Challenge, determinou este Conselho de Disciplina abrir processo disciplinar, ao abrigo do disposto nos arts.º 13º, nº 2, e 39º, ambos do Regulamento de Disciplina, contra Diogo Santana, fisioterapeutadoTécnico, com alicença nº C-051858070, a quem são imputados os seguintes factos:

No momento da conversão de um pontapé, dirigindo-se ao árbitro do jogo, proferiu o seguinte “Não serves para nada, sempre a mesma merda”, numa atitude desafiante e agressiva. O árbitro deu ordem para que o fisioterapeuta abandonasse a área técnica, o que este recusou. No final do jogo, o fisioterapeuta cruzou-se com o árbitro no acesso aos balneários e dirigiu-lhe a seguinte frase: “Muito má a tua arbitragem, vens a Portugal fazer palhaçadas e tens de aprender a falar português”.

Tais factos consubstanciam a prática de uma infracção grave, prevista e punível pelo art.º 34º, alínea b), do Regulamento de Disciplina, com uma sanção de suspensão da actividade por noventa a cento e oitenta dias e multa de 400,00 euros a 700,00 euros.

Notificado o arguido da nota de culpa, este não apresentou resposta à mesma.

Nos termos do art.º 39º, nº 2, do Regulamento de Disciplina, o Conselho de Disciplina aprecia livremente a prova produzida.

Em processo disciplinar, presumem-se verdadeiros os factos constantes do relatório disciplinar do árbitro, cabendo ao arguido afastar essa presunção. Assim, consideram-se praticadas, pelo arguido, as infracções que lhe são imputadas.

Beneficia o arguido de uma circunstância atenuante, designadamente a constante do art.º 8º, alínea f), e art.º 9º, do Regulamento de Disciplina pelo facto de ser primário.

Nestes termos, decide o Conselho de Disciplina aplicar ao arguido a sanção de suspensão da actividade por noventa dias e multa de 400,00 euros.

Notifique-se a presente decisão final ao arguido e ao respectivo clube.
Publique-se no Boletim Informativo da Federação Portuguesa de Rugby.

Lisboa, 09 de Janeiro de 2019.

O Conselho de Disciplina
Marcello D’Orey
João Viana (instrutor)
José Miguel Sampaio e Nora
Ricardo Junqueiro
Manuel Assis Teixeira

 

Jogo: ERGaliza x CR Técnico       Escalão:CN II - Senior
Local:S. João de Brito       Data:08-12-2018
Atleta:João Aresta Branco Viegas Cantante    Licença FPR: 21964    Clube:CR Técnico
DECISÃO FINAL
Factos: De acordo com o Relatório do Árbitro, «Durante a 2ª parte do jogo e após diversos avisos a equipa do CR Técnico e ao seu capitão, os atletas continuaram com alguns insultos e comentários menos próprios e após eu marcar uma falta, o atleta do CR Técnico João Cantante com a licença FPR n.º 21964 dirigiu-se a mim dizendo «burro de merda» ao que lhe mostrei de imediato o cartão amarelo e quando o mesmo se dirigia para fora do campo para cumprir os 10 minutos, virou-se para mim e afirmou «és burro», «és um palhaço», ao que lhe mostrei de imediato o cartão vermelho. O mesmo atleta ao sair do recinto de jogo gritou bem alto «espero por ti la fora para tratar de ti», «lá fora falamos».

Tais factos consubstanciam a prática de uma infração grave, prevista e punível pelo art.º 27º, alíneas d) e e), do Regulamento de Disciplina, com uma sanção de suspensão da atividade por 4 (quatro) a 8 (oito) semanas e 8 (oito) a 16 (dezasseis) semanas, respetivamente.

Notificado o arguido da nota de culpa, este não apresentou resposta à mesma.

Nos termos do art.º 39º, nº 2, do Regulamento de Disciplina, o Conselho de Disciplina aprecia livremente a prova produzida.

Em processo disciplinar, presumem-se verdadeiros os factos constantes do relatório disciplinar do árbitro, cabendo ao arguido afastar essa presunção. Assim, consideram-se praticadas, pelo arguido, as infracções que lhe são imputadas.

O Jogador tem como atenuante o facto de não ter averbado qualquer sanção disciplinar no seu registo.

Decisão: Nestes termos, decide este Conselho de Disciplina aplicar ao jogador as seguintes sanções:

1-      Relativamente a primeira infração, ofensas ou insultos, aplicar a sanção de 4 semanas de suspensão, em virtude de se aplicar a circunstância atenuante prevista no art.º 7º alínea a), do Regulamento de Disciplina da FPR.

2-      Relativamente a segunda infração, ameaça de agressão, a sanção de 8 semanas de suspensão, em virtude de se aplicar a circunstância atenuante prevista no art.º 7º alínea a), do Regulamento de Disciplina da FPR.

Neste sentido, e conforme o previsto no art.º 6º n.º 2 do Regulamento de Disciplina da FPR, decide o Conselho de Disciplina aplicar em cúmulo jurídico, a sanção de 9 semanas de suspensão ao jogador arguido.

Notifique-se a presente decisão final ao arguido e ao respetivo clube.
Proceda-se ao averbamento da sanção disciplinar na ficha individual do jogador.
Publique-se no Boletim Informativo da Federação Portuguesa de Rugby. 

Porto, 11 de Janeiro de 2019 

O Conselho de Disciplina,
Marcello D´Orey (Presidente) – relator
João Viana
José Miguel Sampaio e Nora
Ricardo Junqueiro
Manuel Assis Teixeira

 

 
 
 

     

 

Periodicidade Diária

domingo, 24 de março de 2019 – 19:07:47

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...