12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series - Tudo em aberto à quinta etapa do campeonato

 

Depois da reviravolta no Texas, o Red Bull Cliff Diving World Series regressa no próximo fim de semana (16 de setembro) à mítica ponte de Mostar, na Bósnia e Herzegóvina. A diferença entre os três primeiros classificados é mínima, antevendo-se uma luta acesa pelos lugares cimeiros. Em femininos o panorama é outro, com a líder a dispor de uma vantagem confortável sobre as suas mais diretas adversárias.

 

Com quatro etapas já cumpridas, incluindo a já tradicional passagem pelo ilhéu de Vila Franca do Campo,a edição deste ano do Red Bull Cliff Diving World Series está a revelar-se altamente competitiva. Para além das caras habituais no pódio, há novos atletas a emergir, como é o caso do britânico Blake Aldridge, um atleta que veio dos saltos para a água olímpicos e que na última etapa disputada tomou de assalto a liderança do campeonato.

 

Quando chegamos à quarta etapa do ano, agendada para o próximo fim de semana em Mostar, há três atletas que se destacam claramente, embora sejam mais numerosos os que têm possibilidades matemáticasde chegar ao título.

 

 

Blake Aldridge, o incontornável Gary Hunt e o mexicano Jonathan Paredes. Todos combons motivos para lutar pela vitória em Mostar, sabendo à partida que esta etapa nos tem presenteado com vários vencedores surpresa – como aconteceu no ano passado com o checo Michal Navratil.

 

 

Já em femininos o panorama é completamente diferente, com o domínio cada vez mais evidente da australiana Rhiannan Iffland. Recorde-se que esta atleta fez sensação no ano passado ao vencer o título com o passe de wildcard, um feio inédito no circuito mundial criado em 2009.

 

A tradição de saltar da ponte velha de Mostar remonta ao século XVII e nos últimos anos tem sido mantida pelas estrelas do Red Bull Cliff Diving World Series. Em 2004 foi o próprio Orlando Duque – considerado o maior embaixador da modalidade – que “inaugurou” a ponte, quando esta foi reaberta após a conclusão do restauro decorrente da sua destruição parcial durante a guerra civil que assolou aquela região nos anos 90 do século passado.

 

Classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a ponte de Mostar – na Bósnia e Herzegóvina – é um dos mais belos bilhetes postais do interior dos balcãs. Para além da pérola turística, este é um local com um significado muito especial para a comunidade dos atletas de saltos para a água de grande altura.

 

A etapa da Bósnia pode ser acompanhada em direto na página www.redbullcliffdiving.come na Red Bull TVem https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDU7BRH2111/red-bull-cliff-diving-world-series.  

 

 

CALENDÁRIO 2017

 

24junho          | Inis Mór, IRLANDA

9julho              | S. Miguel, Açores, PORTUGAL

23julho            | Polignano a Mare, ITÁLIA

3 setembro     | Texas, E.U.A.

16setembro  | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

21outubro      | Lago Ranco, CHILE

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2017

MASCULINOS_APÓS 4 ETAPAS

1º Blake Aldridge

COL

480 pts

Gary Hunt

UK

460 pts

3º Jonathan Paredes

EUA

450 pts

4º David Colturi

EUA

410 pts

5º Andy Jones

UK

410 pts

6º Orlando Duque

COL

389 pts

7º Alessandro De Rose Wildcard

ITA

310 pts

8º Steven Lobue

EUA

230 pts

Michal Navratil

CZE

200 pts

10º Kris Kolanus

POL

189 pts

 

FEMININOS_APÓS 4 ETAPAS

1º Rhiannan Iffland

AUS

690 pts

2º Adriana Jimenez

MEX

520 pts

Helena Merten

AUS

450 pts

4º Ginger Huber

EUA

430 pts

5º Tara Hyer-Tira Wildcard

EUA

270 pts

Anna Bader Wildcard

GER

260 pts

7º Cesilie Carlton

EUA

240 pts

8º Jaki Valente Wildcard

BRA

160 pts

 

Créditos fotográficos

Dean Treml | Red Bull Content Pool

Romina Amato | Red Bull Content Pool

 

 


 

quinta-feira, 21 de setembro de 2017 – 01:34:58

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- Prosecco DOC Portuguese Round

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...