18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Top 10 Europeu de Jovens começa esta sexta-feira

 

O Top 10 Europeu de Jovens começa esta sexta-feira, no Pavilhão dos Desportos, em Vila Real, competição que reúne os melhores atletas europeu do ranking de juniores e cadetes.

 

A Seleção Nacional é composta pelos atletas Tiago Li (Juniores Masculinos), Célia Silva (Juniores Femininos), David Bessa (Cadetes Masculinos) e Inês Matos (Cadetes Femininos).

 

Os treinadores responsáveis serão Fernando Malheiro, Hélder Melim, Luís Sousa e Marco Rodrigues.

 

Fernando Malheiro, Selecionador Nacional Jovem e treinador David Bessa

“Esta prova é muito difícil. Todos os jogadores portugueses estão aqui por convite, não está por ranking, o que quer dizer que todos os outros são à partida favoritos. Vamos tentar quebrar esse favoritismo. No Europeu fizemos boas classificações que em cadetes, masculinos e femininos. Em masculinos asseguramos a manutenção na 1.ª Divisão e no sector feminino subimos ao escalão principal. Os nossos atletas surpreenderam, ganhando a vários atletas com ranking claramente superior, por isso a nossa expectativa é que consigamos quebrar o favoritismo dos outros atletas. Eles estão preparados, estão motivados, e vai ser uma prova muito importante para eles, até para sentirem as dificuldades. São atletas que ainda têm mais alguns anos nos seus escalões, por isso, sob este ponto de vista também é muito positivo.”

 

Luís Sousa, Treinador da Célia Silva

“É uma prova complicada, estamos aqui porque organizamos a prova em casa, caso contrário não teríamos essa possibilidade. Vai ser jogo a jogo, são de certeza nove jogos muito complicados, com atletas do Top 10 Europeu. A Célia é uma jogadora que está em ascensão, que pode conseguir bater-se com algumas das atletas que estão aqui. O objetivo é esse, jogo a jogo, tentar fazer o melhor possível. Se conseguirmos ganhar um jogo e não ficar no 10.º lugar, vai ser sempre positivo. Qualquer jogo que consiga ganhar vai ser sempre positivo. Jogar com as melhores jogadoras da Europa é ótimo para a evolução da Célia, para ganhar experiência.”

 

Hélder Melim, Treinador de Tiago Li

“É uma prova muito difícil, estão cá os melhores jogadores da Europa e é uma oportunidade para o Tiago competir ao mais alto nível. Todos os jogos terão um grau de dificuldade muito elevado. Tudo o que puder conquistar e fazer será positivo. Ele já esteve em prova com um grau de dificuldade muito alto, mas será uma das provas mais complicadas em que ele participa, a nível da exigência. O Tiago é um atleta que tem competido em vários continentes, vem agora de Hong Kong, onde esteve a treinar, jogou no Open de Taiwan, portanto ele vem preparado, sobretudo tendo em conta que estamos no início da época, em que o ritmo dos jogadores não é o mais elevado, ele vem minimamente preparado. Creio que será mais um momento de aprendizagem. Ele tem uma longa carreira pela frente, já tem conquistado algumas coisas, tem tido bons desempenhos e em termos de carreira é mais uma prova em que ele vem para aprender.”

 

Tiago Li, Júnior

“Vai ser difícil, mas vou tentar ganhar alguns jogos. Estive a treinar em Hong Kong e participei no Open de Taiwan, onde cheguei aos dezasseis avos, o que foi uma preparação importante. O nível no torneio foi alto, por isso foi bom. Já joguei com o Mateo Mutti (Itália), Lev Katsman (Rússia), Laurens Devos (Bélgica) e ganhei aos dois primeiros, quando era cadete.”

 

Célia Silva, Júnior

“É muito bom participar neste evento, o que acontece pela primeira vez. Ambiciono começar a jogar. As adversárias mais fortes são as russas e as romenas. Quero jogar o maior número possível de Opens em Portugal e continuar a representar a Seleção Portuguesa.”

 

Inês Matos, Cadete

“As minhas expectativas para o Top 10 é ganhar mais experiência, tentar dar luta às melhores da Europa e tentar ganhar alguns jogos. O meu primeiro jogo é com a campeã da Europa, a romena Elena Zaharia, que é a jogadora mais forte da competição.  Estar nesta prova é muito importante para mim, ainda por cima em Portugal.”


David Bessa, Cadete

“Vai ser muito dificil ganhar jogos a este nível, os adversários são muito fortes. Vou ter a oportunidade de aprender com os melhores. O nível é muito forte, vão ser nove jogos muito difíceis.”

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:20:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...