18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Jaime Faria e Henrique Rocha avançam para as meias-finais de pares do Oeiras Open 4

 
- Primeiro cabeça de série Pedro Cachin eliminado
Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha asseguraram a presença nas meias-finais de pares do Oeiras Open 4, o torneio do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, no Complexo de Ténis do Jamor entre os dias 14 e 20 de maio. Em singulares, a jornada desta quinta-feira ditou o fim da participação de Pedro Cachin, o cabeça de cartaz.
 
Um dia após a estreia vitoriosa no torneio às custas dos primeiros cabeças de série, Jaime Faria e Henrique Rocha superaram o croata Zvonimir Babic e o cazaque Grigoriy Lomakin em duas partidas, por 6-1 e 6-4.
 
Com este triunfo, os dois jovens do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis apuraram-se pela primeira vez enquanto parceiros para as meias-finais de um torneio do ATP Challenger Tour. Faria já o tinha feito em três ocasiões (sempre com Luís Faria) e Rocha numa (ao lado de Daniel Rodrigues), mas nunca atingiram uma final, pelo que na sexta-feira a dupla lusa estará à procura de mares nunca dantes navegados.
 
Para alcançarem a desejada final, Rocha e Faria terão de passar pelo uzbeque Sanjar Fayziev e pelo romeno Alexandru Jecan, que iniciaram a campanha com uma vitória em dois tie-breaks perante João Domingues e Frederico Silva.
Na variante de singulares, a jornada desta quinta-feira ditou a despedida do primeiro cabeça de série. Se na véspera assinou uma exibição coincidente com o estatuto de cabeça de cartaz, menos de 24 horas depois o argentino Pedro Cachin (68.º classificado no ranking ATP) cedeu pelos parciais de 6-1 e 6-4 para o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran (207.º).
 
“Talvez tenha parecido um encontro fácil, mas foi muito difícil. Apesar de o primeiro set ter terminado 6-1, ele é um jogador que obriga a devolver muitas bolas e que te tira tempo. Fiquei feliz por conseguir manter-me calmo, jogar o meu ténis e por aproveitar as oportunidades que estive. As últimas semanas não foram fáceis porque não consegui obter os resultados que queria, mas agora estou a sentir-me bem. Estou novamente a jogar o ténis que sei que consigo jogar”, disse o campeão do último Braga Open, em setembro de 2022.
 
Em busca de um segundo título em Portugal, oito meses depois de se ter sagrado campeão do Braga Open, o norte-americano baseado em Espanha discutirá o acesso à final com outro argentino: Facundo Diaz Acosta (134.º), responsável pela eliminação do moldavo Radu Albot, terceiro cabeça de série, por 6-2 e 6-2.
 
"Hoje foi o melhor dia da semana e estou muito contente com o meu nível. Não houve vento, o court estava um pouco seco e acabou por me favorecer", afirmou após dar mais um passo em direção à ambicionada estreia no top 100.
 
Mais perto ainda de inscrever o nome entre essa elite do circuito mundial masculino ficou Aleksandar Vukic. O australiano, campeão de um Challenger em Busan, na Coreia do Sul, no último domingo, continua sem acusar o desgaste da exigente viagem e impôs-se perante o helvético Alexander Ritschard com 7-5 e 6-3.
 
Após a terceira vitória da semana no Jamor (a primeira foi contra Frederico Silva), o tenista de Sydney — que passou por Barcelona e estudou no Illinois antes de regressar a casa — revelou que recentemente começou a ser acompanhado pelo técnico português Nuno Lencastre, que passará a integrar uma equipa técnica da qual já fazia parte Jay Gooding: "Conhecemo-nos em Barcelona, quando eu lá estive durante seis meses depois de terminar o secundário. Curiosamente foi com ele que conquistei o meu primeiro ponto ATP e recentemente adicionei-o à minha equipa e estivemos juntos na Coreia do Sul, onde fiz uma final e ganhei um torneio, por isso continuamos a criar boas memórias juntos."
 
Os bons resultados das últimas semanas, em parte com assinatura portuguesa, fazem com que Vukic, que era 201.º há três meses, tenha alcançado esta quinta-feira o 100.º lugar do ranking virtual, sendo que um triunfo na sexta-feira acabará com as dúvidas em relação à sua entrada no top 100 na próxima semana.
O adversário que o separa desse feito, bem como da nona final Challenger, é Felipe Meligeni Alves. O jovem brasileiro (número 175 mundial) está a desenhar a melhor semana da temporada na terra batida do Jamor e impressionou ao derrotar o espanhol Pedro Martínez (142.º e ex-40.º que já venceu um torneio ATP) em duas partidas, pelos parciais de 7-5 e 6-3.
 
“Sabia que ia ser bastante difícil e foi um encontro bastante nervoso. Demorei a conseguir encontrar a energia certa para jogar e foi difícil lidar com o vento, mas a partir do final do primeiro set joguei a um bom nível e estou contente com esta vitória. Esta é uma semana importante para mim porque comecei a trabalhar com um novo treinador em dezembro e sentimos dificuldades no início, mas é um processo e acredito que vou começar a colher os frutos”, considerou o tenista brasileiro, que é sobrinho do ex-top 25 mundial Fernando Meligeni.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:44:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...