18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

20.º Montemor Ladies Open - Passagens marcantes de Muguruza a Haddad Maia

São já centenas as tenistas que passaram pelos courts do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo desde o ano 2000. Naquela que foi a primeira edição deste Montemor Ladies Open, o título sorriu a Edith Nunes-Bersot, uma luso-francesa que bateu no encontro do título a compatriota Diana Brunel.
 
Depois, seguiram-se triunfos de Arantxa-Parra Santoja (2001), Amber Liu (2002) até surgir a primeira vitória portuguesa, da esquerdina Frederica Piedade, em 2003. Em 2004, ainda com o prize-money de 10 mil dólares, foi Ana Catarina Nogueira, agora uma das melhores jogadoras de padel do circuito internacional, a levantar o troféu de campeã, para em 2005, a espanhola Ana Salas-Lozano ter conseguido chegar ao lugar mais alto da prova. Seguiram-se vitórias de Xin Yun Han (China), em 2006, da indiana Tara Lyer, em 2007, até chegarmos a uma tenista que conseguiu dois títulos seguidos, umas das duas únicas a alcançar esse feito, por sinal, a canadiana Melanie Gloria, campeã em 2008 e 2009. Em 2010 voltou a ficar em casa o troféu de vencedora, com Magalie de Lattre a derrotar a concorrência. 2011 foi o ano em que a espanhola Garbine Muguruza, que viria a ser n.1 do ranking mundial, se tornou numa das vencedoras em Montemor, e este foi o último torneio antes de uma paragem de cinco anos, num período em que Portugal atravessava momentos complicados financeiramente. Depois, no regresso da prova ao Alentejo, em 2017, foi Valeria Savinykh a vencer a prova (ela que regressa novamente este ano a uma casa onde já foi feliz), e em 2018 a norte-americana Dasha Ivanova entrou para a história do torneio. Em 2019 foi a espanhola Alba Carrillo Marin a campeã, e, em 2020 e 2021, a brasileira Beatriz Haddad Maia regressava da melhor maneira ao circuito profissional após paragem, tornando-se a segunda jogadora a vencer dois torneios consecutivos.
 
Depois disso, Bia atingiu o 10.o lugar na hierarquia mundial feminina e nunca se esqueceu de Montemor e da Federação Portuguesa de Ténis, que lhe abriu as portas para disputar alguns torneios no nosso país. No ano passado, foi a francesa Alice Robbe a conseguir o seu primeiro título e a marcar uma nova era.
 
Este ano, naquela que é a 20.ª edição, analisando a lista das tenistas inscritas, acreditamos que a portuguesa Francisca Jorge pode ter uma palavra a dizer na discussão do título.
 
O Montemor Ladies Open, está dotado com 40 mil dólares em prémios monetários e vai decorrer de 28 de Maio a 4 de Junho.
 
Fotos: José Rasquinho (Jomar Fotografia)
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:55:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...