18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Alexandre Montez alcança o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Estafetas Mistas

 

Alexandre Montez arrecada medalha de ouro nas estafetas mistas na equipa Europa 1. 

Depois da medalha de prata na prova individual dos Jogos Olímpicos da Juventude, Alexandre Montez, de 16 anos, arrecadou hoje a medalha de ouro em Buenos Aires, Argentina, na prova de estafetas mistas, equipa Europa 1, juntamente com a dinamarquesa Madsen Bendix, o italiano Alessio Crociani e a suíça Anja Weber.

 

As equipas são formadas por continentes. As duas primeiras mulheres e os dois primeiros homens a terminarem a prova individual fazem parte da mesma equipa, sendo que só poderão entrar na mesma estafeta dois atletas do mesmo país: um feminino e um masculino.

 

A primeira triatleta a entrar em prova foi a dinamarquesa, seguida do italiano, depois a suíça, e por último Alexandre Montez que foi o último a competir. O evento do triatlo da prova das estafetas implica que cada atleta tenha que fazer um triatlo na distância super sprint com 300 metros de natação, cerca de 8km de ciclismo e 1,5km de corrida, passando o testemunho ao segundo atleta, que é sempre de sexo diferente. A prova inicia sempre pelo elemento feminino e termina sempre num masculino.

 

Pedro Leitão, da Comissão Técnica Nacional de Triatlo, afirma que os quatro triatletas da equipa Europa 1 conseguiram uma excelente prova, com a triatleta dinamarquesa na frente, «que fez uma prova fantástica, nadou na frente sozinha e entregou o testemunho em primeiro lugar ao segundo elemento italiano, que foi apanhado pela equipa da Oceania. Alessio Crociani, da Itália, entregou o testemunho em segundo lugar a cerca de 10 a 15 segundos do neozelandês, mas a atleta suíça que saiu em terceiro desta equipa conseguiu alcançar logo na natação a triatleta neozelandesa que seguia em primeiro.»

 

Depois no segmento do ciclismo, a triatleta neozelandesa e a suíça que pertencia à equipa de Alexandre pedalaram juntas e entregaram praticamente juntas o testemunho: a neozelandesa a um triatleta da equipa australiano e a suíça ao português Alexandre Montez.

 

«O nosso triatleta nadou muito forte, conseguindo ultrapassar o australiano que seguia também em primeiro em cerca de 6 a 7 segundos, o que foi suficiente para pedalar sozinho e distanciar- se com cerca de 20 segundos, distância essa que se manteve no segmento da corrida.», explica o elemento da Comissão Técnica Nacional.

 

A equipa Europa 6, onde fazia parte Inês Rico, outra triatleta portuguesa que foi o primeiro elemento a entrar em prova, terminou em 5º, integrando uma equipa com um elemento esloveno, uma triatleta inglesa e um elemento belga. «A Inês fez uma excelente prova e os outros elementos acabaram por andar sempre nos primeiros lugares, acabando por ficar na quinta posição».

 

Os Jogos Olímpicos da Juventude realizam-se entre os dias 6 e 18 de outubro de 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Nesta competição participam atletas entre os 15 e os 18 anos de 32 modalidades, em representação de 203 países.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 18:56:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...