16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Escape Livre apresenta Rota Turística da Estrada Nacional 221

 

 

O Clube Escape Livre, com o apoio da SEAT e das Aldeias Históricas de Portugal, apresentou a Rota Turística da EN221, ocasião assinalada com a inauguração do totem turístico junto ao KM0 em Miranda do Douro.

 

O projeto Rotas de Portugal continua de vento em popa, desbravando caminho por magníficas estradas que nos ligam ao Interior de Portugal. Esta terça-feira, dia 23 de novembro, foi apresentada no Mini-Auditório Municipal de Miranda do Douro a Rota Turística da Estrada Nacional 221.

 

Com o apoio da SEAT Portugal e das Aldeias Históricas de Portugal e em parceria com todos os Municípios e Comissões Vitivinícolas que esta estrada atravessa, a Rota Turística da Estrada Nacional 221 leva-nos a percorrer estas magnífica estrada de Miranda do Douro até à cidade da Guarda.

 

 

Do Douro às portas da Estrela

 

De Miranda do Douro, onde começa, até à Guarda, seu destino final, podemos percorrer os cerca de 184km da EN221 a serpentear o Douro e a fronteira com Espanha, subir a uma vasta rede de miradouros impressionantes, atravessar o rio e chegar às portas da Serra da Estrela.

 

A EN221 cruza 6 municípios: Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Guarda. Liga a Castelo Rodrigo, Aldeia Histórica de Portugal e cruza três regiões vitivinícolas: Trás-os-Montes, Douro e Beira Interior.

 

Ao longo da viagem, lugares que nos chamam para descobrir a suas histórias, as suas gentes, as suas ruas, monumentos e museus. Também as muitas praias fluviais, os desafios de condução da “excomungada” e os hotéis e restaurantes que espelham a hospitalidade e os sabores do interior do país.

 

 

Inauguração do Totem Turístico

 

A apresentação do roteiro, realizado a bordo dos novos SEAT Ateca e SEAT Leon FR Sportstourer, continuou com a comitiva a deslocar-se até ao local do KM0 da EN221. Aqui, foi inaugurado o novo totem turístico com um QR Code. Assim, cada um poderá ter acesso ao roteiro e ao mapa GPS via Google Maps que lhe permitirá percorrer toda a EN221.

 

 

Três regiões vitivinícolas

 

A comitiva de convidados e jornalistas seguiu depois até ao Hotel Parador Santa Catarina onde decorreu uma prova de vinhos, cortesia das Comissões Vitivinícolas da Beira Interior, Trás-os-Montes e do Instituto de Vinhos do Douro e Porto. Durante o almoço com pratos típicos de Miranda do Douro, todos puderam saborear vários dos diferentes néctares da EN221, de vários produtores da região, que também merecem destaque na página da Rota Turística.

 

Um projeto de todos, para todos

 

A apresentação, onde Helena Barril, Presidente da Câmara de Miranda do Douro foi a anfitriã, contou ainda com a presença de José Relvas, Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, Rui Ventura, Presidente da Câmara de Pinhel, Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Nuno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Márcia Barros, Vereadora da Câmara Municipal de Mogadouro, Ana Alves da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes e Anabela e José Leite, representantes da SEAT.

 

Durante o evento, todos fizeram questão de salientar a importância da iniciativa e do seu potencial turístico para todas as regiões.

 

Alicerçar a partir de Miranda do Douro uma Rota Turística em parceria com os restantes municípios é um privilégio maravilhoso”, comentou Helena Barril, Presidente da Câmara de Miranda do Douro.

 

Esta Rota é de extrema importância para Mogadouro já que atravessa todo o concelho e permite a todos visitar os nossos pontos de interesse e aproveitar tudo aquilo que temos para oferecer”, afirmou Márcia Barros, Vereadora da Câmara de Mogadouro.

 

“Mais do que falar do Interior, esta Rota permite praticar o Interior, que tem cada vez mais valências e mais potencialidades”, disse Nuno Ferreira, Presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta

 

“Esta Rota vem valorizar todo este território que poucos portugueses conhecem.” salientou Carlos Condesso, Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, deixando um apelo “para que todos façam esta Rota que certamente irá ficar marcada na memória de cada um”.

 

É uma Rota fantástica, não só para se fazer de carro mas, também, de mota ou de bicicleta, aproveitando as diferentes paisagens ao longo do percurso, alavancando todo o potencial destes territórios”, comentou Rui Ventura, Presidente da Câmara de Pinhel.

 

Estes projetos podem ser o pontapé de saída para o desenvolvimento futuro, aproveitando estas estradas que unem todas estas regiões”, concluiu José Relva, Presidente da Assembleia Municipal da Guarda

 

É mais uma forma de, além de promover o território, promover os nossos produtos, sobretudo os nossos vinhos”, comentou Ana Alves da Comissão Vitivinícola de Trás-os-Montes.

 

Para José Leite, representante da SEAT, “a responsabilidade da nossa marca é continuar a fazer parte da solução de mobilidade, sobretudo associando-nos a estes projetos que também enaltecem todos os territórios onde passam”.

“Acreditamos que as Rotas de Portugal têm um enorme potencial de atração turística. Mas este é apenas o primeiro passo da viagem. Agora é preciso que todos os municípios e agentes de promoção do território trabalhem, em conjunto, e encontrem novas formas de promover e divulgar esta Rota.”, resumiu Luís Coelho, Diretor Criativo do Escape Livre e responsável do projeto

 

As Rotas de Portugal regressam já no início de 2022, com a Rota Turística da Estrada Nacional 17, a célebre Estrada da Beira, que liga Coimbra a Celorico da Beira, concluindo com a EN16 que atravessa Portugal de Aveiro a Vilar Formoso.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 – 18:41:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...