18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Volvo Ocean Race - Rumando a norte

 

A frota da Volvo Ocean Race nas últimas 24 horas tem evoluído para nordeste, esta deslocação, deve-se ao facto da Zona de Exclusão de Gelo da Antártida (AIEZ) ontem ser sido deslocada para norte.

 

Na tarde de sexta-feira, o Race Control foi informado da probabilidade de haver iceberg a nordeste das Ilhas Kerguelen. Para garantir a segurança dos tripulantes, o AIEZ foi deslocado para norte, e assim manter a frota fora dessa área.

 

"A segurança das tripulações é nossa primeira prioridade. Nós não queremos, que as equipas surfem ondas a mais de 25 nós durante a noite, numa área onde nos informaram que existe um risco significativo de encontrar gelo ", explicou Phil Lawrence, diretor da regata.

 

O vento ainda está com - 20 a 25 nós, e rajadas de até 35 nós.

 

"Quando se usa o FR0 (a genoa 0), e se está risado com o J3 (vela de proa pequena) numa tempestade e mesmo assim o barco ainda vai a fazer 30 nós, você sabe que está muito vento!" Foi desta maneira que a skipper, Dee Caffari, do Turn the Tide on Plastic descreveu as condições num tweet este sábado de manhã. 

 

Mas também há zonas sem vento ao redor. Se se apanha um desses buracos de vento, o humor no barco fica negro, ao ver os outros concorrentes a toda velocidade, enquanto você fica a procurar o vento. 

 

No início desta manhã, o Vestas 11h Hour Racing apanhou uma dessas zonas sem vento e o skipper Charlie Enright preparou-se para o pior, enquanto aguarda a próxima informação com as posições das equipas.

 

"Foi um dia frustrante, navegar através de nuvens, mas nós conseguimos atravessar essa zona o melhor que podemos", disse ele. "É uma circunstância prevista, as equipas que estão atrás de nós vão aproximar-se, mas, espero que seja um pouco menos do que esperávamos por causa do nosso empenho".

 

Na frente da frota, a Dongfeng continua a liderar com o MAPFRE, rumam para a ponta norte da zona de exclusão.

 

A cerca de 375 milhas de distância, o AkzoNobel ainda está reparar a calha do mastro, assim que esteja pronto vão regressar a toda a velocidade. Por enquanto, a equipa está a navegar só com a genoa, um pouco mais lento do que o resto da frota, e a ficar mais atrasada como se pode ver em cada classificação geral.

 

3ª etapa - Classificação geral - Sábado 16 de dezembro (Dia 7) - 13:00 UTC

Donfeng Race Team - distância até ao final - 3.453,6 milhas náuticas

MAPFRE +15,0 milhas náuticas

Vestas 11th Hour Racing +99.3

Brunel +167.3

Sun Hung Kai / Scallywag +176.6

Turn the Tide on Plastic +202.5

AkzoNobel +377.3

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 00:34:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...