18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Eslovacos testam Selecção antes do Europeu 2021

 

Publicado em 24/08/2021

 

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Hugo Silva, viaja na quinta-feira para a cidade eslovaca de Nitra, onde vai disputar dois jogos com a Eslováquia… antes de iniciar a sua participação no Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021, a disputar de 1 a 19 de Setembro em quatro países – Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia.

 

Os jogos com os eslovacos serão os derradeiros testes antes daquela que poderá ser uma participação histórica na prova rainha do Velho Continente.

 

Os jogos-treino com a Espanha, disputados recentemente em Viana do Castelo – vitória pela diferença mínima da Espanha no primeiro (3-2: 18-25, 25-23, 25-23, 25-27 e 15-12) e triunfo pela margem máxima de Portugal no segundo (3-0: 26-24, 25-22 e 25-20) – agradaram ao Seleccionador Nacional:
“Uma longa paragem obrigou à realização de um estágio também ele mais longo que o habitual, mas fundamental para encontrar a forma (perdida) da equipa.
Os primeiros testes foram muito importantes porque a Selecção Espanhola encontrava-se num período mais longo de estágio e já com três jogos de treino disputados com a Bélgica. O primeiro jogo servia para sabermos se seríamos capazes de estar ao nível de uma selecção já rotinada na sua preparação.
Acabaram por ser dois jogos de sinal mais, muito importantes para consolidar o nosso jogo enquanto
equipa e que nos trouxeram boas sensações e ainda mais vontade de continuar o bom trabalho que está a ser realizado até ao momento“.

Seguem-se, na sexta-feira e no sábado, os jogos com a Eslováquia e, depois, o Europeu.

“Na Eslováquia, será a continuação da necessidade de colocar ritmo de jogo e procurar, assim, a excelência que será fundamental para se conseguir encarar esta fase final com a ambição de quem quer fazer o que ainda não foi feito [passar a fase de grupos]. Só com todos a jogarem no limite será possível pensarmos numa próxima fase e o grupo sabe disso, pelo que a forma como estão a encarar este estágio também tem sido diferente e marcante para todos.
Não será certamente por falta de trabalho, dedicação e de muita ambição que este grupo deixará de alcançar os seus objectivos, que este ano é um dos mais desafiadores. O que temos a fazer é tirar o máximo proveito do volume destes jogos de treino e apontar armas às batalhas que se avizinham. Estes cinco jogos de preparação são decisivos na busca da excelência de uma selecção que quer lutar pela melhor classificação de sempre. Estamos a crescer e a ficar prontos para as batalhas que nos aguardam na Polónia“.

 

Ver Plano aqui*

 

 

Na Pool A da fase de grupos do Campeonato da Europa de 2021, a Selecção Portuguesa vai medir forças com as suas congéneres da Polónia, Bélgica, Sérvia, Ucrânia e Grécia.

 

Convocatória (16 jogadores)

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Miguel Sinfrónio (SL Benfica) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
José Pedro Andrade (Esmoriz GC) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4
Nuno Marques (SL Benfica) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4

Marco Ferreira (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto
Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto
Bruno Cunha (AJ Fonte Bastardo) – Oposto

Gil Meireles (Sporting CP) – Libero
Ivo Casas (SL Benfica) – Libero

 

O calendário de jogos do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021, a disputar de 1 a 19 de Setembro em quatro países – Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia –, está definido.


Os jogos inaugurais do EuroVolley serão disputados na Finlândia e na Estónia, respectivamente sedes da Pool C e da Pool D, com os nórdicos a defrontarem a Macedónia e os estónios a enfrentarem a Letónia, no dia 1 de Setembro às 19h00 locais.

 

A Sérvia, campeã europeia em título, e a Polónia, bicampeã mundial e medalha de bronze na última edição do Campeonato da Europa, entram em acção no dia 2 de Setembro.


Os sérvios defrontam a Bélgica e os polacos… a Selecção Portuguesa, que vai medir forças com as suas congéneres da Polónia, Bélgica, Sérvia, Ucrânia e Grécia, na Pool A da fase de grupos do Campeonato da Europa de 2021.

 

Calendário da Pool A – 1.ª Fase
(Cracóvia – Polónia)

Dia 2 de Setembro
14h30 – Grécia x Ucrânia
17h30 – Bélgica x Sérvia
20h30 – Polónia x PORTUGAL

Dia 3 de Setembro
17h30 – Bélgica x PORTUGAL
20h30 – Ucrânia x Sérvia
Folgam: Polónia e Grécia

Dia 4 de Setembro
17h30 –Bélgica x Grécia
20h30 – Sérvia x Polónia
Folgam: Portugal e Ucrânia

Dia 5 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Ucrânia
20h30 – Grécia x Polónia
Folgam: Sérvia e Bélgica

Dia 6 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Sérvia
20h30 – Polónia x Bélgica
Folgam: Ucrânia e Grécia

Dia 7 de Setembro
17h30 – Sérvia x Grécia
20h30 – Ucrânia x Bélgica
Folgam: Portugal e Polónia

Dia 8 de Setembro
17h30 – Grécia x PORTUGAL
20h30 – Polónia x Ucrânia
Folgam: Sérvia e Bélgica

 

 

A Pool A, que terá sede na cidade polaca de Cracóvia, cruza nos oitavos-de-final com a Pool C, a disputar na cidade finlandesa de Tampere, grupo que é formado pelas selecções de Finlândia, Rússia, Holanda, Turquia, Espanha e Macedónia.

 

Para além da Selecção Nacional, destaque para a presença no EuroVolley 2021 de outro representante do nosso País, o internacional Ricardo Ferreira, que vai integrar a equipa de arbitragem nomeada para a competição.

 

Quanto às selecções, são 24 as que conquistaram o direito de disputar, de 1 a 19 de Setembro, a fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021.


Às 12 selecções com participação previamente assegurada, 4 como organizadores (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa) e 8 como resultado da classificação alcançada na última edição da competição (Sérvia, Eslovénia, França, Rússia, Itália, Ucrânia, Alemanha e Bélgica), juntaram-se depois Holanda, Croácia (1.ª e 2.ª classificadas na Pool A), Bulgária (Pool B), Turquia, Macedónia (Pool C), Letónia, Espanha (Pool D), Eslováquia (Pool E), Montenegro, Grécia (Pool F), Portugal e Bielorrússia (Pool G).

 

Portugal e Bulgária foram as únicas selecções que venceram todos os jogos disputados na fase de qualificação.

 

Pela segunda vez na história da competição, o EuroVolley contará com 24 selecções participantes. Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia encabeçam as pools que acolhem, respectivamente A, B, C e D.

 

 

Nos oitavos-de-final (11 a 13 de Setembro), os quatro primeiros classificados da Pool A defrontam os quatro primeiros da Pool C (1.º A x 4.º C, 2.º A x 3.º C, 3.º A x 2.º C e 4.º A x 1.º C) e os quatro melhores da Pool B enfrentam os da Pool D (1.º B x 4.º D, 2.º B x 3.º D, 3.º B x 2.º D e 4.º B x 1.º D).

 

Os quartos-de-final (14 e 15 de Setembro) serão disputados nas cidades de Gdansk (Polónia) e Ostrava (República Checa).

 

A Polónia receberá em Katowice as meias-finais (18 de Setembro) e o jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares e Final do EuroVolley 2021 (19 de Setembro).

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 07:33:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...