Alexander Motylev e Eduardo Iturrizaga na cimeira mais aguardada do Open de Portugal

 

Ao fim de seis jornadas, os dois principais favoritos ao triunfo final do Open de Portugal/Cidade de Lisboa já se separaram da concorrência e seguem isolados, com 5,5 pontos, numa fase em que a competição do pavilhão do Casal Vistoso entra nos lances decisivos.

 

 

O russo Alexander Motylev e o venezuelano Eduardo Iturrizaga têm confirmado o estatuto de figuras máximas do Open e vão jogar entre si na sétima jornada, na cimeira mais aguardada do principal torneio português.
 
Em termos de ranking, apenas quatro pontos separam os dois xadrezistas, habituais clientes do top-100 mundial. Motylev, número 1 da prova, tem 2644 pontos Elo e é o 112.º jogador mundial, enquanto Itjurrizaga, com 2640, ocupa a 122.ª posição do ranking. Teremos assim um grande duelo em perspetiva, com Motylev a dispor da ligeira vantagem de conduzir as peças brancas.
 
Os dois jogadores dividem o comando, com meio ponto de vantagem sobre um grupo de 14 jogadores, onde se incluem todos os outros candidatos ao trono do torneio.
 
O melhor português no Open passou a ser o grande mestre Luís Galego, que obteve na sexta ronda o terceiro triunfo consecutivo – sobre o mestre FIDE polaco Kosma Pacan-Milev – e soma agora 4,5 pontos, ocupando o grupo dos 17.ºs classificados.
 
No grupo dos xadrezistas com 4 pontos estão 10 portugueses, destacando-se Ricardo Dias, Tiago Leão e Armando Roque, autores de excelentes triunfos perante adversários bem mais cotados.
 
O Open de Portugal/Cidade de Lisboa termina no sábado, dia 9 de fevereiro, com a realização da nona jornada, a partir das 14 horas. As sétima e oitava jornadas jogam-se às 19 horas.
 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...