15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A.Xat Montemor-o-Novo sagra-se campeã nacional pela primeira vez

 

 

A equipa da A.Xat de Montemor-o-Novo é a nova campeã nacional de xadrez da 1.ª Divisão. Numa prova que decorreu em Évora, o conjunto alentejano fez valer o favoritismo que lhe era atribuído à partida, dada a força média dos respetivos jogadores, e inscreveu pela primeira vez o nome na lista de campeões nacionais, sucedendo ao Grupo Desportivo Dias Ferreira, que desta vez teve de contentar-se com o segundo lugar.
 
Nas instalações do Évora Hotel assistimos ao mais forte Nacional da 1.ª Divisão de sempre, tendo sido também um dos mais emotivos. À entrada da nona e derradeira jornada, a A.Xat e o GD Dias Ferreira dividiam a liderança, mas a vantagem ia para a equipa de Montemor-o-Novo, pois tinha batido os matosinhenses no duelo direto.
 
Um triunfo bastava à A.Xat para se sagrar campeã e foi o que sucedeu no difícil duelo com a Académica de Coimbra (2,5-1,5). A vitória permitiu à A.Xat terminar a prova isolada no primeiro lugar, com 24 pontos, pois o GD Dias Ferreira foi superado pela Academia de Xadrez de Gaia (1,5-2,5) nos últimos lances e concluiu o torneio com 22 pontos, suficientes para segurar a segunda posição.
 
Apesar da excelente vitória na última jornada, a AX Gaia ficou apenas na quarta posição, com os mesmos 21 pontos da AX Portugal, que fechou o pódio.
 
Contribuíram para o título da A.Xat os grandes mestres Grigoriy Oparin (Rússia), Manuel Candelário, Jaime Latasa e Daniel Forcen (Espanha) e os mestres internacionais portugueses Rui Dâmaso e Paulo Dias. Na equipa mais utilizada (seis vezes), os grandes mestres Oparin, Candelário, Latasa e Forcen formaram um quarteto poderosíssimo, com uma média de Elo de 2612 pontos. 
 
O sucesso da A.Xat ocorreu uma semana depois do triunfo na Taça de Portugal, cuja final – curiosamente frente à Académica - foi disputada também no Évora Hotel.
 
Qualidade foi o que não faltou no Nacional da 1.ª Divisão, que teve sempre em ação 17 grandes mestres, 11 mestres internacionais e nove mestres FIDE.
 
Na luta pela permanência a emoção também durou até aos últimos xeques. O Grupo de Xadrez do Porto bateu a Escola de Xadrez do Porto (2,5-1,5) e salvou-se da despromoção, o que não aconteceu ao conjunto de O Amanhã da Criança, cujo empate (2-2) frente à também aflita Assembleia Figueirense não chegou para evitar a descida. Registe-se que quatro equipas terminaram com 17 pontos e as contas do desempate acabaram por ser desfavoráveis ao Amanhã da Criança, uma crueldade para quem obteve duas vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.
 
Também despromovidas à 2.ª Divisão foram a Académica de Coimbra e a Escola de Xadrez do Porto. Para a equipa portuense fica o mérito de ter sido a mais portuguesa e mais jovem em competição. Além disso, viu o respetivo primeiro tabuleiro, o jovem mestre internacional espanhol Lance Henderson De La Fuente, conquistar a terceira e definitiva norma de grande mestre.
 
Para o lugar das três equipas despromovidas entrarão, no campeonato da próxima época, os conjuntos da Profigaia, do CX Montemor-o-Velho e do Santoantoniense.
 
Resultados:

 

8.ª Jornada – O Amanhã da Criança-Grupo de Xadrez do Porto, 1-3; Escola de Xadrez do Porto-Amadora Xadrez, 1,5-2,5; Associação de Xadrez de Portugal/Atlantidiagonal-Associação Académica de Coimbra, 2-2; A.Xat Montemor-o-Novo-Academia de Xadrez de Gaia, 3-1; Grupo Desportivo Dias Ferreira-Assembleia Figueirense, 3-1.

 

9.ª Jornada – Assembleia Figueirense-O Amanhã da Criança, 2-2; AX Gaia-GD Dias Ferreira, 2,5-1,5; Académica de Coimbra-A.Xat, 1,5-2,5; Amadora Xadrez-AX Portugal, 1-3; GX Porto-EX Porto, 2,5-1,5.
 
Classificação final:

 

1.º A.Xat, 24 pontos;

2.º Gd Dias Ferreira, 22;

3.º AX Portugal, 21;

4.º AX Gaia, 21;

5.º Assembleia Figueirense, 17;

6.º Amadora Xadrez, 17;

7.º GX Porto, 17;

8.º O Amanhã da Criança, 17;

9.º Académica de Coimbra, 14;

10.º EX Porto, 10.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 19 de setembro de 2020 – 05:47:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...