18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apresentação oficial do II Festival de Xadrez da Maia decorreu no Fórum Jovem da Maia

 

 

O II Festival de Xadrez da Maia teve a sua apresentação oficial no Fórum Jovem da Maia numa cerimónia onde se fizeram representar várias das entidades envolvidas na realização deste importante evento do Xadrez nacional, com destaque para o Município da Maia, representado pela vereadora Marta Peneda, para a Associação de Xadrez do Porto, representada pelo seu presidente Pedro Areal, a Junta de Freguesia da Cidade da Maia cuja representação ficou a cargo de Mário Martins e também de Duarte Duarte em representação da Academia de Xadrez da Maia.

 

Com a apresentação do cartaz oficial efetuada por Duarte Duarte ficou conhecido o alinhamento dos diferentes eventos integrantes da edição 2019, quer na dimensão competitiva com os dois torneios destinados aos xadrezistas mais jovens - I Torneio Jovem Esperança Lidador destinado aos xadrezistas sub14 e o I Torneio Internacional Jovem Lidador destinado aso xadrezistas sub20.

 

Estes dois torneios disputados no ritmo de partidas lentas (90 minutos para cada xadrezista efetuar todos os seus lances com 30 segundos de acréscimo por cada lance efetuados) realizar-se-ão entre os dias 2 e 6 de setembro. Em simultâneo com os dois torneios decorrerão estágios orientados por conceituados xadrezistas destinados a aumentar o nível competitivos dos mais jovens.

 

O dia 7 de setembro acolherá a segunda edição do Congresso “Xadrez – do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica” o qual se realizará no Auditório da Escola Secundária de Águas Santas.

Ao longo deste dia vários especialistas com um já longo trabalho de implementação e fomento do Xadrez em contexto escolar partilharão as suas experiências e conhecimentos com todos os presentes.

 

O II Festival de Xadrez da Maia encerrará no dia 8 de setembro com a realização do III Torneio internacional Festival de Xadrez da Maia, num torneio disputado no ritmo de semirrápidas e aberto a todos xadrezistas federados.

 

A vereadora Marta Peneda na sua intervenção salientou a importância deste festival “para um município que, mais que nunca, pretende firmar-se na rota do Xadrez nacional e internacional, continuando a apoiar a modalidade não só no contexto de ensino ou competição, cujas vantagens ao nível cognitivo reconhecemos, mas também ao nível da prática livre, no sentido mais lúdico da modalidade.”

 

Também Pedro Areal, presidente da Associação de Xadrez do Porto, salientou o cariz único desta iniciativa não só a nível nacional mas também a nível ibérico dado “centrar-se no fomento do xadrez jovem, quer através da competição no ritmo de clássicas, quer na promoção de estágios, quer ainda por, com a realização da segunda edição de um Congresso dedicado ao Xadrez em contexto escolar, criar as condições para esta modalidade assumir um papel ainda mais relevo, quer no âmbito competitivo, quer no âmbito educacional”.

 

A apresentação oficial terminou com um convite por parte de Duarte Duarte para todos acompanharem quer a competição, a qual terá lugar na Escola Príncipe da Beira, quer participarem no II Congresso “Xadrez – do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica”.

 

A expetativa da organização, a cargo da Academia de Xadrez da Maia e da Associação de Xadrez do Porto, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, do Município da Maia, da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, do CFAE maiatrofa, do ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, e da Escola Secundária de Águas Santas, é superar o alcançado na primeira edição e consolidar o papel da Maia como polo do Xadrez Nacional.

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:50:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...