>
Realizou-se no domingo, dia 29 de Março, o “Grande Prémio de Atletismo Bairro dos Navegadores” na freguesia de Porto Salvo, competição promovida pelo Grupo Cultural Atletismo Navegadores de Porto Salvo, com o apoio da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras, e Junta de Freguesia de Porto Salvo.
NúcleOeiras vence nos jovens e na geral de todos os escalões
Com 627 participantes, um número bem expressivo de atletas, com a maior fatia a pertencer aos escalões de veteranos, o NúcleOeiras foi o clube dominador nas várias frentes da competição.
Venceu as duas classificações colectivas- Jovem e Geral- e os principais escalões de formação (Benjamins F; Infantis M/F; Iniciados M; Juvenis MF/; Jun.F. Ganhou ainda as principais corridas, com a juvenil Ana Pereira a ser a mais rápida no sector feminino (3.140 metros), e o Sub 23, João Bértolo, a vencer nos homens (7.000 m.)
“Navegadores”, um clube de bairro mobilizador de vontades
Fundada em 2009, a colectividade organizadora da 6.ª prova pontuável para o “33.º Troféu CMO-Corrida das Localidades” tem desenvolvido grande actividade no bairro, mobilizando os jovens para a prática desportiva, nomeadamente o atletismo.
Manuel Ferreira é o seu principal rosto e parte dele o grande trabalho no atletismo, numa carolice que mantém viva a chama do associativismo, em locais interiores das grandes cidades.
Jessica Moreira (2.ª à direita), uma presença regular dos Navegadores no pódio de Infantis
A presença massiva de clubes e atletas, corresponde também a essa sensibilidade de participar desinteressadamente, e assim contribuir para o sucesso da organização.
Ana Pereira surpreende na corrida feminina
Desde o início da corrida feminina (juvenis, juniores, sub 23, seniores e veteranas) que a juvenil Ana Pereira e a júnior, Vanessa Agulha,ambas do NúcleOeiras, tomaram o comando da corrida, começando a deixar para trás algumas atletas mais ousadas e que nas primeiras centenas de metros eram visíveis na frente da corrida.
Ana Pereira e Vanessa Agulha dominam corrida feminina
Percorridos os mil metros iniciais, e antes da longa subida até ao Intermarché, já a vantagem das duas atletas do emblema laranja, sobre a concorrência, era bem visível. Sara Marinho do mesmo clube, comandava o grupo candidato à vitória no escalão de seniores, seguida por Izabella Pires, da Casa Benfica no Algueirão-Mem Martins, e Marisa Antunes (NúcleOeiras). Nas sub 23, Kcénia Bougrova (Valejas) era seguida de perto por Marta Pitta (NúcleOeiras), e Catarina Carreira (Linda-a-Pastora).
No retorno, e na longa descida desde a estrada de Talaíde, até ao Bairro dos Navegadores, Ana Pereira isolou-se, vindo a ganhar com margem folgadíssima sobre as suas adversárias do escalão, cortando a meta em primeiro lugar, seguida de Vanessa Agulha (júnior), e Kcénia Bougrova (sub 23). Marisa Antunes seria a primeira sénior, Izabella Pires, a 2.ª, e Sara Marinho, a 3.ª.
José Carlos Camacho (Linda-a-Pastora) vence em seniores
Já se disse que a corrida masculina foi dominada em termos absolutos por João Bértolo (NúcleOeiras), vencedor do seu escalão de sub 23. Na segunda posição entrou André Ferreira (“Os Fixes”), 1.º no M35, a seguir, o seu companheiro de equipa, António Pinto (1.º/M40), e José Félix (Linda-a-Pastora SC), o 1.º M50.
José Carlos Camacho, e José Azevedo (Linda-a-Pastora) os melhores em seniores
José Carlos Camacho, Linda-a-Pastora SC entraria na 8.ª posição, seguido do seu colega de equipa, José Azevedo, garantindo os dois primeiros lugares em seniores. A fechar o pódio, Nélson Casanova, Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins.
Texto e fotos: Ventura Saraiva
Vencedores de todos os escalões:
Benjamins:Afonso Gondar (Prá Semana Vou); Mariana Vieira (NúcleOeiras).
Infantis:Rodrigo Ribeirinho, e Matilde Ho, ambos do NúcleOeiras.
Iniciados:Hugo Sousa (NúcleOeiras); Maria Tomé (Sporting).
Juvenis:David Varela, e Ana Pereira, ambos do NúcleOeiras.
Juniores:Nuno Lopes (Linda-a-Pastora SC); Vanessa Agulha (NúcleOeiras).
Sub 23: João Bértolo (NúcleOeiras); Kcénia Bougrova (Valejas AC).
Seniores:José Carlos Camacho (Linda-a-Pastora SC); Marisa Antunes (NúcleOeiras).
M/F35: André Ferreira (“Os Fixes”); Odília Gomes (NúcleOeiras).
M/F40: António Pinto (“Os Fixes”); Alexandrina Barros (Valejas AC).
M/F45: José Félix (Linda-a-Pastora SC); Maria Conceição Lopes (NúcleOeiras).
M/F50: José Martins, e Maria Pedro, ambos do GRD “Os Fixes”.
M/F55:José Gil (Linda-a-Pastora SC); Ekaterina Kramenkova (Valejas AC).
M/F60:José Alcobia e Manuela Folgado, ambos do GRD “Os Fixes”.
M65:José Almeida (Associação Paraquedistas Tejo-Norte).
M70:Albino Oliveira (Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins).
Classificação final colectiva
1.ª AD NucleOeiras, 683 pontos
2.ª Linda-a-Pastora SC, 376
3.ª GRD “Os Fixes”, 291
4.ª Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins, 243
5.ª GRD Ribeira da Lage, 226
6.ª GRCD Leião, 168
7.ª Valejas AC, 139
8.ª Jobrinde-Montes Saloios, 105
9.ª Associação AGREGAR, 86
10.ª Associação Paraquedistas Tejo-Norte, 83.
(Pontuaram 58 equipas)