>
Foram apresentadas em Conferência de Imprensa as novidades da edição de 2015 da Rock’n’Rool Maratona de Lisboa EDP, prova que consagra também os campeões nacionais da distância, agendada para o próximo dia 18 de Outubro. A reunião com a Imprensa, autarcas, e convidados, aconteceu ontem ao início da tarde de 5.ª feira, dia 10, na Casa Santa Maria em Cascais, local da partida dos concorrentes, e contou com a presença do Adjunto da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Arnaldo Paredes, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, e do presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia.
A primeira novidade prende-se com as inscrições. É que a pouco mais de um mês da competição, estão praticamente esgotadas para a terceira edição da prova, e que liga os municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa, num percurso único ao longo da Marginal, até ao Parque das Nações, e segundo os seus organizadores “uma das paisagens mais bonitas do Mundo”. Os 5.000 lugares disponíveis para a prova já estão ocupados por cerca de 4.800, faltando duas escassas centenas para atingir o limite. Dos inscritos, o destaque para vai para o número de estrangeiros: 3.500, vindos de 72 países.
Acrescente-se que os últimos 8 km da prova serão comuns aos concorrentes da Meia e mini Maratona, prova que se desenrola a partir da Ponte Vasco da Gama, na mesma manhã de 18 de Outubro, proporcionando grandes imagens aos operadores de imagem e fotógrafos. A RTP 1 fará a cobertura em directo do evento, em simultâneo com os canais, Internacional, e África, estimando-se uma audiência de mais de 200.000 pessoas.
Owen Howkins, o menino de 9 anos com doença rara estará presente na Maratona.
Está confirmada em Lisboa, a presença de Owen Howkins, o menino inglês de 9 anos que tem uma doença muito rara e que tem sensibilizado o Mundo, dada a amizade que une o rapaz ao seu cão. Owen tem uma doença degenerativa raríssima, e o menino e o cão superam em conjunto os seus problemas na companhia um do outro. Ambição recusada por outras grandes provas mundiais, o Maratona Clube de Portugal anuiu ao seu desejo de estar presente em Lisboa, e Owen será empurrado pela sua madrasta no seu carro de rodas especial. Ao longo do percurso haverá 10 locais de apoio ao menino, nomeadamente junto à actuação das bandas.
Elite internacional marca presença na linha de partida
Já se sabe que as provas organizadas pelo Maratona Clube de Portugal procuram trazer a Lisboa os melhores atletas do momento. A Rock’n’Rool Maratona EDP não foge à regra. O queniano Martin Lel surge no topo dos favoritos, um lote de dez, com tempos abaixo das 2h e 10m. No sector feminino, existe um forte grupo abaixo das 2h30, com a queniana Margaret Agai, vencedora da Maratona de Daegu em 2013, a apresentar-se como a mais cotada, com 2:23:28’.
Quanto aos portugueses, está assegurada a presença dos campeões nacionais da época passada, Rosa Madureira, e Carlos Silva, sendo de esperar grande luta pela conquista no ceptro nacional da distância, até porque a grelha de prémios é bastante generosa, desde que os melhores classificados cumpram as marcas impostas pela organização.
O programa do evento começa no dia 15 (5.ª feira) com a abertura oficial da SportExpo, no Parque das Nações, e no dia da competição, o primeiro transporte da CP (Cais do Sodré-Cascais), sai às 05h30. De resto, todos os concorrentes têm direito a viagem de ida e volta gratuita, para isso devem apresentar o dorsal bem visível no peito.
Os que ainda não se inscreveram em qualquer das provas (Maratona, Meia e Mini) podem fazê-lo em qualquer agência BANIF, ou em www.banif.pt
Texto e fotos: Ventura Saraiva
Camisolas da edição de 2015 da Maratona