>
O Auditório do Centro Cívico de Carnaxide foi o palco escolhido pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras para realizar a cerimónia de entrega de prémios da 34.ª Edição do Troféu CMO-Corrida das Localidades referente à época de 2015-16, evento que decorreu na tarde de sábado, dia 17 e que lotou a sala do auditório, por atletas, dirigentes, familiares, convidados e Comunicação Social Regional.
A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia, Paulo Vistas, do vice, Carlos Morgado, do presidente da Junta de Freguesia de Barcarena, Fernando Afonso, da Chefe da Divisão de Desporto, Carla Ribeiro, e do antigo internacional de hóquei em patins, o guarda-redes, António Ramalhete.
No palco, e para abrilhantar a festa, evoluiu o núcleo de dança do CCCD-Clube de Carnaxide Cultura e Desporto que animou as pausas da entrega de prémios, arrebatando fortes aplausos da plateia. Para terminar em beleza, interpretaram um tema musical de Kizomba, com alguns convidados a não recusarem subir ao palco e dançar com os elementos do CCCD.
«Criar laços de amizade e proximidade entre atletas e clubes»
Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras foi o único orador do evento, justificando a sua presença como «reforço e afirmação da vontade do município em prosseguir com o apoio aos atletas e clubes, assim como a continuidade do troféu de atletismo, contribuindo para o nível competitivo das federações».
Sobre o êxito do quadro competitivo da corrida, o autarca sublinhou que «ao longo destes 34 anos, milhares de pessoas criaram o hábito da prática do exercício físico, criando laços de amizade e proximidade entre atletas e clubes. Porque o que está bem, não deve acabar, apostamos na continuidade deste programa, procurando todos os anos melhorar um bocadinho, mesmo em cenários de crise. Com a vontade de todos, os funcionários da Câmara, que são os que mais têm sofrido devido aos constrangimentos financeiros, clubes, atletas, e os munícipes em geral, não haverá obstáculo que nos faça parar» sublinhou.
Quanto aos premiados, de relevar a conquista do sétimo (7.º) título por equipas pela Associação Desportiva NúcleOeiras-ADNO, igualando a mesma série de vitórias do Linda-a-Pastora Sporting Clube (2002-2009).
Campeões de 2015-16
Benjamins: Ricardo Costa (Runners da Frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria), e Mafalda Vieira (Sport Ponto Com).
Infantis: Lourenço Ferreira (AM Atibá, e Beatriz Veloso (NúcleOeiras).
Escalão de Iniciadas-NúcleOeiras com forte presença no top 10
Iniciados:João Rebelo, e Matilde Ho (NúcleOeiras).
Juvenis: Filipe Lopes, e Arlene Silva (NúcleOeiras).
Juniores:David Varela, e Ana Pereira (NúcleOeiras).
Sub 23: Flávio Santos (FFPWU), e Kcénia Bougrova (Sporting).
Seniores:Luís Santos, e Susana Cunha (Linda-a-Pastora SC).
Veteranos na consagração final
Veteranos + 35: Vítor Marques (A.Para-Quedistas Tejo-Norte), e Elisabete Filipe (GRD Ribeira Lage).
Veteranos + 40:António Pinto, e Carla Santos (GRD “Os Fixes”.
Veteranos + 45: Luís Pedroso (NúcleOeiras), e Sandra Barros (Valejas AC).
Veteranos + 50: José Martins (“Os Fixes”), e Maria Conceição Lopes (NúcleOeiras).
Veteranos + 55: António Dias (Echinácia Produtos Naturais), e Helena Sousa (“Os Fixes”).
Veteranos + 60: Aires Pratas (Linda-a-Pastora SC), e Ekaterina Kramenkova (Valejas AC)
Veteranos + 65:Fernando Chamusca (Linda-a-Pastora SC)-
Veteranos + 70:Albino Oliveira (Casa Benfica Algueirão Mem – Martins).
Equipas do concelho de Oeiras
1.ª AD NúcleOeiras,7.700 pontos; 2.ª Linda-a-Pastora SC, 4.180; 3.ª GRDC Leião, 3.632; 4.ª GRD “Os Fixes, 3.097; 5.ª GRD Ribeira da Lage, 2.554.
(Pontuaram 20 equipas).
Equipas extra-concelho quadruplicaram relativamente ás concelhias
Equipas Extra-concelho
1.ª Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins, 2.084 pontos; 2.ª Sporting Clube Reboleira-Damaia, 2.060; 3.ª Jobrinde-Montes Saloios, 1.043.
(Pontuaram 81 equipas).
Texto e fotos: Ventura Saraiva