12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Apresentação da Meia-Maratona de Lisboa

 

O Maratona Clube fez a 7 de fevereiro a apresentação da Meia-Maratona de Lisboa. Este evento decorre no fim-de-semana de 10 e 11 de março com provas paralelas no sábado, e as provas principais no domingo.

 

Na sua introdução Carlos Móia, presidente do Maratona Clube, em primeiro lugar refere que a corrida na sua essência está relacionada com a saúde e o bem-estar das pessoas, o que leva cada vez mais pessoas a praticar esta modalidade nomeadamente os jovens que estão a ter cada vez mais atenção à dieta e ao exercício físico.

 

Após os agradecimentos às entidades oficiais: CM Lisboa, CM Almada e CM de Oeiras, assim como à Divisão de Trânsito da PSP, Carlos Móia indica que o Maratona Clube está a trabalhar fortemente com Lisboa na Capital Europeia da Juventude (2021), por exemplo com a novidade da mudança do nome da prova de outubro alusiva ao evento.

 

Neste momento já estão inscritos cerca de 5200 atletas estrangeiros das mais de 22.000 inscrições até agora feitas, o que significa um bom número de visitantes para a cidade de Lisboa, Almada e Oeiras, tendo em conta que estes atletas devem de vir acompanhados por familiares e amigos, algo de importante para a realidade do turismo desportivo.

 

Carlos Móia salienta também que o percurso desta prova é considerado dos mais bonitos do mundo pelos reconhecidos meios de comunicação social tais como o American Express, Forbes entre outros.

 

O presidente do Maratona Clube dá um grande agradecimento à Adidas, pelo parceiro extraordinário que foi, pelo apoio que deu à prova, mas que agora se retirou do apoio a estas provas, não só em Portugal mas também internacionalmente.

 

Foram apresentadas a T-shirt vermelha da Mini-Maratona, e a t-shirt azul da Meia-Maratona. A organização tem tido uma aprendizagem em relação à nova t-shirt com novas fábricas e novos parceiros. Mais uma novidade em relação à t-shirt é que desta vez tanto a da Mini-Maratona como a da Meia-Maratona ambas são t-shirts técnicas.

 

Quanto aos atletas da Meia-Maratona conta-se com a melhor elite de sempre com um número considerável de atletas com excelentes tempos, alguns candidatos a bater o record do mundo da Meia-Maratona, e receber o prémio de 50.000€. Destes atletas de elite, 45 são atletas olímpicos.

 

Nas provas de sábado, temos a “Vitalis 7K” com 7Km que parte do estádio nacional e termina em frente aos Jerónimos. A prova que teve o nome de “Mimosa Avós e Netos” tem novo nome que a torna mais abrangente, “Mimosa Passeio Familiar”. A organização também vai disponibilizar autocarros para ir buscar jovens mais carenciados para que possam fazer a prova “Mini-Campeões” à tarde. Vão receber a camisola, uma medalha e o seu lanche, sendo uma prova de cariz social para ir buscar pessoas de bairros mais pobres e dar-lhes a oportunidade de participar.

 

Para domingo as provas a decorrer serão as habituais: “CTT prova de deficientes motores em cadeira de rodas”, a “Vodafone Mini-Maratona” e a “EDP Meia-Maratona”, em que se pretende proporcionar o bem-estar, a saúde, onde não há clubes mas sim há a participação e a boa disposição.

 

Nesta apresentação falaram ainda: o vice-presidente da CM de Almada, com particular destaque que Almada está ligada a Lisboa, há proximidade, há um rio e uma ponte de os une, e que esta prova é importante para o concelho de Almada, assim como a disponibilidade da autarquia em ser complementar a Lisboa na ocasião da Capital Europeia do Desporto em 2021. O autarca reforça também a vertente turística e económica que o desporto trás num evento deste género para as cidades que o acolhem.

 

Da CM Lisboa, o seu vice-presidente felicita Carlos Móia pela prova que também contribuiu para Lisboa ser Capital Europeia do Desporto em 2021. São modalidades como esta que dão projecção internacional da cidade de Lisboa. Esta prova é inclusiva, onde é possível pessoas com mobilidade reduzida participar, é feita para participantes de todas as idades, de todas as condições e ainda metropolitana onde os municípios por onde ela passa trabalham em conjunto. Houve o compromisso de apoio por parte da autarquia para o prémio caso seja batido o record do mundo. Fica a promessa de apoio da Câmara de Lisboa para a prova.

 

Para o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, além de fazer suas palavras dos principais pontos abordados pelos outros oradores, salienta o agrado do envolvimento das Câmaras Municipais que é determinante para o sucesso para uma Meia-Maratona como esta. A sensibilização pelo facto de Carlos Móia ter a vertente social organizando-a de modo a ser inclusiva e integrada e em que a qualidade da prova está a melhorar. Reforça também o que Carlos Móia disse na sua intervenção, a importância do turismo desportivo, fomentar e melhorar este aspecto.

 

Texto: Pedro MF Mestre

Fotos: José Carlos Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 08:18:19

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...