>
Luz ,cor , animação , algodão doce , comes e bebes variado , carroceis , comboio de Natal , muitas barraquinhas de artesanato ,alegria , gente de todas as idades, música , malabarismo com efeitos pirotécnicos, pista de gelo e um ambiente frenético . Isto e muito mais fazem parte da Aldeia Natal no espaço de sempre frente à Baía do Seixal onde em tempos se designava por Vila do Seixal.
Evento organizado pela autarquia seixalense em colaboração com as Juntas de Freguesia , Bombeiros e muitas Organizações do Concelho onde todos os anos aderem a este encontro anual proporcionando uma maior aproximação entre residentes e visitantes de toda a parte do país.
O evento decorre até ao dia 2 de Janeiro de 2022, não sem antes haver o tão desejado fogo de artifício na Passagem de Ano.
No alinhamento destas comemorações , anote-se que já teve lugar há dias , uma outra iniciativa " Mais Um Natal sem Hospital do Seixal" realizado no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes , fazendo assim relembrar a reivindicação da necessidade de um hospital no concelho , sendo também um momento de solidariedade ao qual se juntam artistas locais e nacionais para um espectáculo musical único, de entrada livre, que não esquece a quadra natalícia .
Diamantina Rodrigues , , Diana Soares Toy , Mário Barradas , Brothers , Maria de Lourdes, Tiago e Joana Mestre , David Antunes e Berg, Dany Silva , Banza , Anjos , Coro Infantil Vozes do Atlântico , entre outros ,"prenderam os espectadores"com as suas atuações com o Pavilhão a rebentar pelas costuras.
Já no final do espectáculo, o AMMA falou ( em exclusivo ) com o presidente da autarquia seixalense Joaquim Santos sobre esta iniciativa anual :
AMMA - Satisfeito com a afluência de visitantes na Aldeia Natal ?
J.S. ---- Sim , aliás tem tido muita afluência quer do concelho ,quer fora concelho que é das mais bonitas do país ,sem dúvida nenhuma ,aliás a Câmara Municipal todos os anos melhora a Aldeia Natal, este ano com o alargamento do espaço por causa do problema COVID e a afluência tem sido tremenda,e muitas das pessoas que nos visitam pela primeira vez ,têm dado os parabéns aos organizadores.
AMMA -- Pode dizer-se que a Aldeia Natal já é uma tradição aqui no Seixal ?
J.S. ----- Sim ,nós há mais de dez anos que realizamos esta iniciativa,bem como esta luta pelo Hospital do Seixal , mas, a Aldeia do Natal foi um projecto ganho e continuamos a mantê-lo pelas crianças , pelas famílias inteiras , e que esta iniciativa traga alegria a todos os que nos visitam.
AMMA -- A frase " Mais um Natal Sem Hospital do Seixal" . O Hospital está pela "Hora da Morte" ?
J.S. ----- Não ,e esperamos que seja o contrário , pela "Hora da Vida " e é essa "Vida " que nós queremos trazer com esta luta. Se nada fizermos ,não há ninguém que venha construir o Hospital, por isso é muito importante que os órgãos autárquicos que se organizem para que todos os anos no Natal estejam juntos a assinalar esta data e o que eu espero é que o presidente da câmara que cá esteja possa celebrar mais um " Natal ( mas) com o Hospital do Seixal". Isso significa que cumprimos com a nossa missão que é trazer melhores condições para a nossa população, principalmente o direito à saúde e a isso seguir-se-á o Hospital do Seixal .
Texto e fotos: José Carlos Pinto