15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Navio-Escola Sagres: O regresso antecipado

 

Quem assistiu à  partida, em Lisboa, do Navio-Escola Sagres, naquele dia 05 de janeiro, (ver reportagem de Pedro Mestre no ammagazine.pt ) no enquadramento das comemorações do quinto centenário da viagem de Fernão de Magalhães, nem sequer teria pensado, por momentos que fosse, que a missão seria gorada a meio do caminho, travada  por uma estranha doença (coronavirus-Covid-19 )  que se transformou em epidemia mundial virando completamente o Planeta Terra. 
 
Programado para finalizar em 2021, o trajecto naval inicial, com 142 tripulantes a bordo, deveria passar por 22 portos de 19 países  ao longo de 371 dias .
 
Um dos mais esperados momentos seria  a visita a Tóquio onde o navio-escola iria ser a "Casa de Portugal" enquanto  ali decorressem os Jogos Olímpicos ,entretanto adiados para 2021. 
 
Devido à grave situação em todo o mundo, e também em  Portugal,  a "ordem de regresso " foi transmitida quando o navio se aproximava da África do Sul, atracando, no entanto, neste pais para reabastecimento.
 
 A  "Sagres" regressou este domingo à  `Base Naval do Alfeite, Almada, tendo o ministro da Defesa Nacional  João Cravinho sido recebido pelo comandante Maurício Camilo, que embora lamentasse a tristeza de todos os seus homens e mulheres embarcados, continuarão, de certeza, a fazer aquilo que realmente  gostam:  "NAVEGAR " !
 
Texto e fotos: José Carlos Pinto
 
clique na imagem para visualizar a fotorreportagem
 
 

Periodicidade Diária

sábado, 19 de setembro de 2020 – 23:35:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...