18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

... e a Paz ali tão perto!!!

 

Quem o vê assim de repente a primeira exclamação é... que homem tão alto, meu Deus!... e a observação até está correta... além de ser um Grande Homem é também  ...um homem grande. 
 
Falamos de Vitali Klitschko, dois metros e tal de altura; lenda do boxe mundial, é presidente da Câmara Municipal de Kiev (Ucrânia) e veio a Lisboa a convite de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal desta cidade, receber a Chave da Capital portuguesa como testemunho de gratidão pela singular resistência perante a atitude da Rússia que, de uma forma cruel e bárbara tentam destruir o seu paí.
 
Vitali tem 50 anos e é filho  de um general ucraniano da Força Aérea Soviética. Foi campeão do Mundo de pesos pesados WBO, entre outros títulos e ganhou a alcunha de "Dr. Punhos de Ferro". 
 
Na cerimónia realizada nos Paços do Concelho lisboeta, e ao dirigir-se à imensa plateia presente, Vitali Klitschko afirmou: "quero agradecer muito do fundo do coração, obrigado a todos os que apoiam a Ucrânia, obrigado a todos os que acolhem os refugiados, que dão tanta ajuda à Ucrânia. Esta tragédia de há mais de um ano, a guerra... a maior guerra desde a 2ª  guerra mundial na Europa, a maior tragédia para milhões de ucranianos, quase nove milhões de pessoas fora do país". O autarca  ucraniano ofereceu a Carlos Moedas um plano  com sugestões para a participação da capital portuguesa na reconstrução de Kiev, convidando o presidente da C.M. Lisboa a visitar a martirizada cidade ucraniana oportunamente. 
 
Já anteriormente, e ao abrir esta sessão, o presidente da autarquia lisboeta, Carlos Moedas sintetizou... "Obrigado a todos, obrigado também aos nossos lisboetas, tivemos aqui desde a primeira hora, tivemos aqui neste Salão Nobre, tivemos aqui naquela janela, naquela noite de 24 de fevereiro de 2022 e fomos aquela janela gritar: somos Ucrânia, estamos com a Ucrânia, estaremos sempre com a Ucrânia."
 
No fim da cerimónia todos os presentes sentiram a agradável surpresa de ao descerem a escadaria principal serem "confrontados" com uma Guarda de Honra pelos Sapadores Bombeiros de Lisboa e também da PSP.

 

Texto e Fotos: José Carlos Pinto

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2024 – 22:35:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...