>
Nesta Exposição, no Porto, no espaço da Ordem dos Médicos, trago-vos uma mostra do meu processo criativo, que neste ano de 2024, celebra 36 anos.
A disposição desta Exposição encontra-se por 5 espaços com denominações diferentes e associados a uma cor e que têm a ver com pilares criativos da minha obra:
1-Lugar da Esperança … Azul
2-Lugar de Expressões…Laranja
3-Lugar de Viagens… Verde
4- Lugar de Sonhos …. Amarelo
5- Lugar da saudade … Castanho
A necessidade de comunicar e criar registos criativos acompanha-me muitas vezes em momentos especiais da vida que podem ser recordações, celebrações, simples registos das manifestações de momentos do dia a dia.
Muitas vezes a nossa sensibilidade sendo uma companhia solene, vem embebida de estados de alma preciosos e delicados, pode ser a alegria, uma lágrima, o abraço, a saudade, a distância ou a tristeza, motores estes, ideais para os criativos, quer na pintura, poesia ou outros contextos.
Os percursos que fazemos na vida, constroem imagens e conversas pictóricas que os artistas exaltam, construindo estádios de comunicação, através da expressividade artística que o carateriza, na pintura, no desenho, na escultura, na poesia, na dança, na música , etc… e, é assim que, a criatividade embebida em escolhas e nos percursos que faço, permite a criação de obras artísticas variadas, e com cunho pessoal identitário e inconfundível, onde registo os meus caminhos, os trilhos de alma como se construísse lugares, lugares de mim.
Estiveram presentes vários amigos e apreciadores de Arte a Dra Aida Alves, diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em Braga que fez a apresentação do meu percurso e o Dr Lucas Massarinha em representação do Consulado Geral de Angola, no Porto.
Texto e Fotos: Rosa Vaz