A poucas horas de chegarem a Lisboa os primeiros Grandes Veleiros ,num total de 48, desta famosa Regata, a APORVELA, entidade organizadora, promoveu na doca do Jardim do Tabaco, uma Conferência de Imprensa , dando a conhecer aos jornalistas presentes o que vai ser esta "Grande Festa Marítima" cujo perímetro ocupa o espaço entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia.
A Mesa de Honra foi constituída por António Lobato, presidente da Associação Portuguesa de Treino de Vela (Aporvela) Ana Lima (Comunicação e Imagem) e três dos jovens que irão fazer parte da tripulação destes Veleiros.
Numa conversa informal ,sem microfone nem colunas de som, António Lobato , que para além de esperar milhares de visitantes, salientou estar muito satisfeito com este evento, tanto mais que ele é sem dúvida mais direccionado para os jovens pois a Regata tem no seu programa a rubrica "os Jovens e o Mar" e recordou um episódio passado há uns anos em que a mãe de um desses jovens embarcados lhe perguntou... então o que fizeram ao meu filho?
O orador ainda lhe perguntou, porquê?
Sabe, disse a progenitora, ele agora até já nos ajuda na cozinha, está mais calmo, está sempre pronto para "socorrer" qualquer eventualidade!
Entre as iniciativas programadas destaque-se a Celebração de uma Missa no Cais, (5ª feira, às 20horas) Desfile das Tripulações pela Rua Augusta (6ª feira ,17 horas) Música ao vivo - Joana Lobo Anta / Terrakota/ Primitive Reason/ Banda da Armada / Tiago Bettencourt / Dj Ride , entre outros, (5ª e 6ª e sábado , ao final da tarde ) Fogo de artifício ( sábado à meia noite) e o esperado Desfile Náutico de todos os Veleiros, entre Alcântara e Belém , ( Domingo 14 horas ) isto já na partida da Regata para Cádiz.
Com início em St. Malo no passado dia 8 de julho , a Regata estará em Lisboa de 19 a 22 e visitará Cádiz entre os dias 26 a 29 deste mês. O rumo seguinte será La Corunã , onde permanecerão de 10 a 13 de Agosto. A última etapa será Dublin com chegada prevista a 23 desse mês. Durante a permanência dos navios em Lisboa, os mesmos poderão ( e deverão ) ser visitados ( de borla ) por quem escolher estes dias de calor abrasador , e tendo por companhia o Rio Tejo , local de onde partiram outrora as Caravelas Portuguesas.
José Carlos Pinto