18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Câmara da Moita cria percurso interpretativo da zona ribeirinha entre Moita e Gaio-Rosário

 

 

Inserido no projeto de valorização do património ribeirinho do concelho da Moita, “Moita Património do Tejo”, a Câmara Municipal concebeu um percurso interpretativo entre a vila da Moita e o Gaio–Rosário. No âmbito deste projeto, foram recentemente colocadas seis estruturas informativas que fazem parte deste percurso interpretativo e que permitem, de forma autónoma, o acesso a um maior conhecimento da história e do património.

 

A Capela do Rosário, o Estaleiro Naval do Gaio, o Moinho de Maré  da Quinta do Rosário, a Oficina de Velas e Ferreiro Naval, o Moinho de Vento do Gaio e Sítio Arqueológico do Gaio, o Pátio do Rosário e os Fornos de Cal são apresentados nestas estruturas com informação bilingue (português e inglês). 

 

De referir que a colocação das estruturas é a última intervenção da candidatura “Valorização do Património Ribeirinho e Promoção do Cluster da Náutica de Recreio”, financiada pelo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa. Esta candidatura incluiu a construção de um novo ancoradouro no Cais setecentista da Moita, que possibilita a expansão das atividades náuticas fluviais, o reforço da estrutura do Moinho de Maré da Quinta da Freira, assim como o reforço da rede de percursos pedestres e cicláveis.  

 

O percurso foi ainda enriquecido pela criação de um itinerário interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e reabilitação da exposição permanente do Sítio das Marinhas - Centro de Interpretação Ambiental que reabrirá ao público logo que possível. 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:15:13

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...