Punks, senhoras da Avenida de Roma a tomar chá, ou o paciente do hospital psiquiátrico a passear pelo Bairro de Alvalade servem de inspiração à exposição de Hugo Makarov. Com trabalho na área da ilustração, tatuagem, publicidade e arte urbana, a figura humana é o tema central da obra do artista lisboeta.
Com inauguração no próximo sábado, 11 de maio, às 16 horas, a exposição conta com um programa complementar que inclui visitas e dois workshops realizados pelo artista, de inscrição gratuita: Ilustração e desenho para crianças (18 maio) e ilustração digital para maiores de 16 anos (20 julho).
As peças apresentadas na exposição, algumas de grandes dimensões, recorrem ao desenho analógico e à pintura digital, com posteriores retoques e detalhes de tinta, misturando o desenho compulsivo e diário nos seus sketchbooks com materiais diversos, colagem e ainda à tecnologia da pintura digital, usando um iPad Pro para conceber toda a pintura e artes finais.
A exposição e atividades paralelas reforçam o posicionamento deste espaço municipal na vertente digital das artes visuais.
No ciclo de programação maio – julho destacam-se ainda:
- - a exposição Plateau – Retratos da comunidade LGBTI+ de Cabo Verde, de Mag Rodrigues, apresenta fotografias realizadas durante a residência artística da Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Camões na Ilha de Santiago em Cabo Verde, em 2023, que captam a diversidade e a individualidade dos membros da comunidade LGBTI+ em locais representativos da cidade da Praia, como o Plateau, Cidade Velha e Achada Grande Frente;
- - o programa especial de celebração do Dia Mundial da Criança, com oficinas de construção de brinquedos artesanais e criação de casas de pássaros com materiais recicláveis, e ainda um espetáculo de teatro infantil;
- - a programação verão no jardim dos Coruchéus, com teatro e música eletrónica;
- - a disponibilização, todas as manhãs, do espaço à comunidade para realização de trabalho artístico, de forma gratuita.
A rede Um Teatro em Cada Bairro da Câmara Municipal de Lisboa integra seis equipamentos culturais de proximidade e de encontro com as comunidades e agentes locais.
Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro
Morada: Complexo Municipal dos Coruchéus, Rua Alberto de Oliveira, 1700-019 Lisboa
Horário: quarta a domingo das 14h às 20h
Telefone: 218 170 900
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Entrada gratuita