“City of Glass”: Daniel Bernardes Trio e Coro Ricercare dão vida a concerto de homenagem a Paul Auster
Espetáculo junta música, literatura e fotografia num momento único, dia 1 de novembro, às 21h00, no CCB em Lisboa
Daniel Bernardes, António Quintino e Joel Silva voltam a juntar-se ao Coro Ricercare para uma nova edição de “City of Glass”, concerto baseado na primeira parte do romance “The New York Trilogy”, do escritor norte-americano Paul Auster, uma interpretação pós-moderna da ficção policial e de mistério. O espetáculo sobe a palco no dia 1 de novembro, às 21h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Segundo o pianista português, o projeto surge na sequência de um convite da Égide, promotora do concerto, para dar corpo à primeira parte do romance “The New York Trilogy”, numa homenagem única à obra de Paul Auster.
“Na sequência do meu disco o ‘Beethoven… Reminiscências’ com o Coro Ricercare, pediram-me para replicar esta experiência e fazer algo diferente. Nesse exercício de pensar no que é que queria, voltei a A Trilogia de Nova Iorque, nomeadamente à primeira história, que é uma história sobre obsessão, sobre a cidade de Nova Iorque. Um livro que aparenta ser uma coisa e a meio transforma-se camaleonicamente noutra”, sublinha Daniel Bernardes, falando sobre o impacto que esta obra teve no seu percurso de vida.
“Este foi um dos livros que marcou a minha adolescência. É uma história de tal forma densa e impactante que acabou por se tornar, ao longo dos anos, num dos livros aos quais eu mais voltei ao longo da minha vida”, acrescenta.
O espetáculo conta com temas como Hotel Harmony, The True Nature of Solitude ou ainda The Tower of Babel, sob a direção artística de Pedro Moreira, que pela sua vasta experiência enquanto improvisador de jazz e maestro assegurará a interação entre o coro e o trio de jazz. Pedro Teixeira é o maestro responsável pela preparação do Coro Ricercare. O concerto conta ainda com a participação da soprano Sofia Portela.
O concerto trará uma fusão entre a música, a literatura e a fotografia, com a componente visual do projeto a cargo dos fotógrafos Ana Proença, Beatriz Candeias Rato e Roberto Correia, elevando a experiência a um nível multissensorial.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, em www.egideartes.pt e ainda na bilheteira física do CCB.
Programa
Daniel Bernardes (n. 1986)
I - It Was A Wrong Number That Started It
II - New York Was The Nowhere He Had Built Around Himself
III - God's Language
IV - City of Glass
V - Hotel Harmony
VI - The Tower of Babel
VII - Broken
VIII - Henry Dark
IX - Everybody's Daniel
X - Whatever Darkness They Were Leading Him Into
XI - The True Nature of Solitude
XII - The Infinite Kindness of The World
Ficha artística
Daniel Bernardes - Piano, composição:
Pedro Moreira - Direção musical
Pedro Teixeira - Maestro do Coro e Tenor Solista
António Quintino - Contrabaixo
Joel Silva – Bateria
Sofia Portela - Soprano
Coro Ricercare
Ana Proença, Beatriz Candeias Rato, Roberto Correia - Fotografia
Mais informações
Vídeo
Promotor: Égide – Associação Portuguesa das Artes
Sobre a ÉGIDE:
A ÉGIDE é uma organização dedicada à promoção da riqueza cultural portuguesa e dos seus artistas, com um histórico de eventos bem-sucedidos que congregam comunidades e exaltam a identidade nacional. O seu objeto social assenta na promoção e apoio a iniciativas de natureza cultural, artística, educativa e social. Neste contexto, posiciona-se como um veículo de excelência para a afirmação das artes e dos talentos nacionais, atuando como catalisadora para a produção e divulgação das artes, da cultura e do conhecimento. A ÉGIDE afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas.
Mais em: https://www.egideartes.pt/