
Sete anos após a sua última longa-metragem, o realizador e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), Paulo Filipe Monteiro volta a estrear um filme nos cinemas nacionais. "Noites Claras", a sua mais recente obra, terá antestreia no Cinema São Jorge, em Lisboa, no dia 29 de janeiro, e estreia oficial no dia 30 de janeiro, estando em exibição nas salas de cinema NOS em todo o país.
O filme retrata a história de dois irmãos que, ao enfrentarem os seus próprios desafios, embarcam num processo de autodescoberta e transformação interior. Com uma abordagem sensível e um olhar atento à complexidade humana, "Noites Claras" destaca-se pelo tratamento profundo de temas atuais como a depressão pós-parto, explorada através de uma das personagens principais. Lisboa, enquanto cenário e personagem, desempenha um papel central na narrativa, com as ruas e os espaços da cidade a serem retratados com uma poesia visual marcante.
No elenco, encontram-se nomes como Beatriz Godinho, Duarte Melo, Romeu Runa, Lídia Franco, Custódia Gallego, António Durães, Pedro Lacerda, Rita Loureiro, Fran Martínez e Bartolomeu Figueira. O filme conta ainda com a participação de 11 estudantes da NOVA FCSH, que se juntam a este grupo de atores.

Paulo Filipe Monteiro é uma figura incontornável do teatro e do cinema em Portugal. Além de uma sólida carreira como dramaturgo, encenador e ator – com participações em mais de 50 séries e filmes –, o realizador é também Professor Catedrático na NOVA FCSH, onde obteve o doutoramento com uma investigação dedicada ao cinema português. Atualmente é professor de drama, cinema e ficção e coordena, também na NOVA FCSH, o Mestrado em Artes Cénicas. O seu percurso como realizador inclui trabalhos como a curta-metragem Amor Cego (2010), a longa-metragem Zeus (2017), galardoada com mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais, e a curta-metragem Pas de Quoi (2020), vencedora do Prémio do Público no festival Inshadow e selecionada para festivais em Portugal, EUA e México.
Em "Noites Claras", Paulo Filipe Monteiro reforça a sua destreza em dirigir atores e construir narrativas que captam a essência das personagens, aproximando o público de histórias que parecem retiradas diretamente da vida real.
Sinopse
Lídia não sabe o que fazer com a vida que nasceu dentro dela: não consegue lidar com as expectativas, não se sente capaz de ser uma boa mãe, não reconhece o seu corpo, foge de casa e do namorado. Lauro, seu irmão, trabalha numa agência funerária. Está divorciado, cuida do filho e não sabe o que fazer com a sua bissexualidade. Os irmãos mal se viram durante anos, mas os seus problemas aproximam-nos e juntos terão a coragem de reinventar as suas vidas e sair dos impasses.