Teatro São Luiz recebe a penúltima sessão do ciclo Jardim Aberto do Teatro Nacional São Carlos, Compositoras III

 
Jardim Aberto | Compositoras III
O ciclo Jardim Aberto dá continuidade ao sucesso do Foyer Aberto do Teatro Nacional São Carlos, oferecendo concertos gratuitos e intimistas. A 1 de abril, às 18h30, na sala Bernardo Sassetti, no Teatro São Luiz, com o programa Compositoras, terceira parte: 
Maddalena Casulana 
Sculpio nell’ alm’ amore 
Morir non può 
Morte te chiamo 
Viv’ ardor, viva fiamma 
Francesca Caccini 
S’io men vò 
Lasciatemi qui solo 
Che t’ho fatt’io 
Io veggio i campi verdeggiar fecondi 
Barbara Strozzi 
Sonetto Proemio dell’Opera 
Lagrime mie, Lamento 
Che si può fare 
Al Battitor di Bronzo della sua crudelíssima Dama 
 
Entrada livre sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir de uma hora antes do evento (até 2 por pessoa).
 
Il Trionfo del Tempo e del Disinganno  
Georg Friedrich Händel 
Teatro Nacional São Carlos 
 
O Teatro Nacional de São Carlos estreia a 9 de abril, na sala Luis Miguel Cintra, a Ópera Il Trionfo del Tempo e del Disinganno, de Händel (1707), uma hora antes do início dos espetáculos, na sala Bernardo Sassetti, a musicóloga Cristina Fernandes em Breves Palavras conversa com o público sobre Händel e a sua obra.
 
Il Trionfo del Tempo e del Disinganno é uma oratória de Georg Friedrich Händel composta em 1707, com libreto do Cardeal Benedetto Pamphili. Impedido de escrever óperas em Roma devido a uma proibição papal, Händel explorou a expressividade musical para dar vida às personagens Beleza, Prazer, Tempo e Desengano. A obra culmina no triunfo do Tempo e do Desengano, refletindo um tema universal.
 
Em 1711, quatro anos depois da composição de Il Trionfo, Händel usou a mesma melodia da ária Lascia la Spina, Cogli la Rosa na sua ópera Rinaldo, eternizando-a sob o título Lascia Ch’io Pianga.
 
Georg Friedrich Händel, Il Trionfo del Tempo e del Disinganno / O triunfo do tempo e do desengano (1737) (La Bellezza ravveduta nel trionfo del Tempo e del Disinganno) HWV 46ª Oratória em duas partes de Benedetto Pamphili. 
 
Breves Palavras com Cristina Fernandes | sala Bernado Sassetti  
Cristina Fernandes, musicóloga, profere breves palavras, uma hora antes de cada récita de Il Trionfo del Tempo e del Disinganno, na sala Bernardo Sassetti. O compositor, a música, a ópera e o seu contexto de criação são possíveis vertentes de análise e conversa com o público. Uma oportunidade de conhecer melhor a música de Georg Friedrich Händel e, em particular, Il Trionfo del Tempo e del Disinganno, participando e usufruindo de um enquadramento que faculta elementos essenciais para inteligir a obra. 
 
No Corpo: Assim se Conhece o Mundo 
Vânia Rovisco
A 10 de abril, estreia na sala Mário Viegas, o espetáculo No Corpo: Assim se Conhece o Mundo, de Vânia Rovisco, que explora o movimento e a identidade em cena.  
 
“O que poderá o saber humano fazer para restaurar o seu mutilado sentido?” 
Cordelia, em O Rei Lear, William Shakespeare 
 
Mal se entra, começa-se. Mal se sai, ainda não acabou. Percorrer um espetáculo de Vânia Rovisco é como desatar a correr em todas as direções e encontrar num poro de pele o universo inteiro. É reconhecer repetindo, continuar coabitando, desenrolar acontecendo entre quatro dignidades: de pé, deitados, sentados, a caminho. Quatro maneiras de sermos plenamente nós próprios: Rovisco procura o que nos faz sentir em casa nos nossos corpos e o que nos faz percorrer o mundo. Perguntando sobre o que aflige, comove, move, agita, consola. Questionando o gesto regular de pisar o chão. 
 
Como nos deslocamos entre afazeres, e entre sentidos se temos 23 anos, 5 anos, 47, 64? Como é amar, criar, falhar, divergir, escutar ou parar enquanto ação e enquanto palavra? Onde se desencontram? Onde e como encaixam? Vânia Rovisco convida-nos a uma experiência imersiva onde cada um é a peça fundamental da roda que escolher.
 
Mensagem ao Vivo 
A 12 de abril, na sala Bernardo Sassetti, o Teatro São Luiz recebe a quarta sessão de Mensagem ao Vivo, da Mensagem de Lisboa, o jornal local e digital, feito para e com as comunidades da grande Lisboa. Agora, é possível assistir ao vivo numa edição mensal que combina arte e jornalismo. Há conversa, narrativas, poesia, música e ilustrações ao vivo.        
Programa em amensagem.pt 
 

Todos os bilhetes estão à venda na bilheteira do Teatro e também online

 

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