>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Guimarães | Guimarães | Braga |
O Museu de Alberto Sampaio foi criado em 1928 e abriu ao público em 1931. Situa-se no local onde, no século X, a condessa Mumadona Dias mandou construir um mosteiro. No século XII, o mosteiro deu lugar a uma Colegiada, sob a invocação de Santa Maria e, mais tarde, de Nossa Senhora da Oliveira. Atualmente, o Museu, cujas coleções são essencialmente de arte sacra, ocupa o claustro da Igreja e salas anexas, bem como as antigas Casas do Priorado e do Cabido da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
O Museu de Alberto Sampaio possui coleções de grande interesse, de que destacamos: a escultura, representada por estátuas em calcário e madeira dos séculos XIII a XVIII; o núcleo de talha, com destaque para o retábulo seiscentista que pertencia à Irmandade de São Pedro e para as ilhargas barrocas da igreja do Convento de Santa Clara; a pintura, representada por frescos destacados e pintura sobre tábua; a cerâmica, constituída por exemplares de azulejaria e de faiança; a coleção têxtil, composta por vestes litúrgicas e por um núcleo significativo de amostras de tecidos; a coleção de ourivesaria, composta por alfaias litúrgicas – cálices, patenas, custódias, cruzes e relicários –, de tipologia e função variadas, que permitem acompanhar a evolução do gosto desde o século XII até ao século XIX.
Como peças emblemáticas das coleções do Museu, refira-se a veste militar, «loudel», que Dom João I envergou durante a batalha de Aljubarrota e o Tríptico da Natividade em prata dourada que ele ofereceu a Nossa Senhora da Oliveira como agradecimento pela vitória alcançada nesta batalha.
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Outras Informações: http://masampaio.culturanorte.pt/